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Seculus e Nicoll adotam GKO Frete

Publicado em 04/05/2012

Para os novos usuários, o benefício do software é agilizar o processo de gestão de fretes. O diferencial está na possibilidade de trabalhar com diversas transportadoras com substancial redução de custos

 

 Com uma trajetória marcada pelo sucesso, a GKO Informática, empresa especializada em soluções de base tecnológica para a área de logística com foco na gestão de fretes, comemora mais conquistas em 2012. O sistema GKO Frete, que promove a otimização e agilidade no processo de gestão de fretes de transporte, acaba de ser implementado em mais duas grandes empresas: Seculus e Nicoll.

A fabricante de relógios Seculus, localizada em Manaus, AM, utiliza o GKO Frete há cinco meses e já verifica que um conjunto de práticas em gestão de projetos garante eficiência e controle de ponta a ponta em seu processo de pagamento de fretes e gestão de transportes. “Anteriormente, toda a conferência e organização do material era feita de forma manual, utilizando uma planilha eletrônica de cálculos, gerando controvérsias. O GKO trouxe maior exatidão nos números”, explica a gerente de logística da fabricante, Leda Lobato.

Segundo a profissional, antes da implementação do sistema, os preços de fretes - captados e anotados manualmente – eram diferentes dos que apareciam na fatura. De acordo com a própria GKO, em geral um grande percentual de faturas apresenta erros de cobrança ou de impostos, às vezes chegando a 100 %. Um número mínimo que em geral acontece gira em torno de 10 % das faturas contendo algum erro. Quanto aos valores, estimamos estes erros em 2 % a mais que o valor correto que deveria ser cobrado. Este número sofre influência de diversos aspectos da contratação de fretes: número de transportadoras envolvidas, qualidade das transportadoras, frete fracionado ou fechado, complexidade do cálculo do frete, entre outros. “As transportadoras alegavam que os números estavam incorretos e toda a negociação era refeita”, explica. “Além disso, havia cobranças a mais e a conferência registrava ou retificava falhas”.

Atualmente, a tecnologia transformou toda a gestão de fretes de transportes da Seculus. Leda destaca:“ O frete é o diferencial de hoje nas negociações comerciais e uma parte importante do custo. Com o GKO conquistamos transparência nas negociações com números exatos, o que nos trouxe um controle de toda a cadeia, como apoio no embarque, auditoria das faturas, avaliação de transportadoras e integração dos dados contábeis, fiscais e financeiros com nosso ERP Datasul. Com o sistema, também passamos a ter as provisões do fluxo de caixa e reduzimos o tempo da atividade de conferência, que não é mais feita manualmente”, ratifica. A expectativa da Seculus para uma segunda etapa de uso do GKO Frete é medir a performance das transportadoras e ampliar sua rede desses prestadores de serviços.

Há seis meses, a Nicoll Indústria Plástica, fabricante internacional do segmento de tubos e conexões de PVC,  vivia uma realidade completamente diferente da que se encontra hoje no que se refere à contratação e gestão de transportes. O fluxo de caixa, bem como cobranças, eram calculados a mão.

“O reflexo desses erros era a ineficiência e precisávamos ter uma conferência de 100% na gestão do frete. Por isso agregamos o GKO Frete”, explica o gerente de logística Luciano Hoppe, que já conhecia a ferramenta. “Quatro funcionários eram destacados para a atividade de gestão do frete e eu acreditei que uma tecnologia poderia otimizar o processo e trazer competitividade”.

Após a implementação do sistema que durou, aproximadamente, quatro meses, a Nicoll conseguiu colher resultados positivos – tanto que planeja implantar o GKO FRETE em unidades fora do Brasil. O custo do frete foi reduzido, a exemplo do que houve na Seculus. “Cada carga expedida era uma negociação diferente que tínhamos de realizar; hoje não perdemos mais tempo com isso, pois temos as tabelas com os números exatos no ambiente do GKO Frete”, descreve Hoppe.

O GKO Frete também eliminou as faturas erradas que eram enviadas anteriormente pela Nicoll, pois o sistema confere todas as transações. Somado a isso, a empresa conseguiu: redução, pela metade, da equipe destacada para a gestão dos fretes; negociação única com as transportadoras, confiabilidade e transparência.