Assinatura Premium Assinatura Premium

Selante pode aumentar vida útil de pneus e economizar combustível

Publicado em 10/01/2020

Produto, desenvolvido para veículos leves e pesados, pode aumentar vida útil de pneus e economizar combustível


É inegável, nenhum motorista deseja pneus furados pelo caminho. Talvez, muitos não saibam, mas é possível evitá-los, aumentar vida útil de pneus e economizar combustível. Esse é o objetivo da Xtire, empresa brasileira, líder no segmento de selantes preventivos contra furos em pneus, criadora e proprietária da marca “Vacina de Pneus”.


Exemplos de economia, de pneus e de combustível

Segundo o fabricante, um pneu rodando com calibragem padrão garante a vida útil indicada pelo fabricante. No entanto, com a calibragem incorreta (o que se evita com o uso do selante), duas situações podem ocorrer nos pneus:

• Ao rodar com -10% da pressão indicada aumenta-se em 7% o desgaste;
• Com 20% menos pressão, o desgaste passa para 25%.

 

Já em relação ao consumo de combustível, o desnível de calibragem maximiza a resistência da rolagem, aumentando a energia necessária para o deslocamento, isso faz com que:

• Consuma-se 3% mais combustível, com -10% da pressão indicada;
• Com pressão em -20% o consumo salta para 6%.

 

Cinco fórmulas para aumentar vida útil de pneus de vários tipos

De acordo com a empresa, são oferecidas cinco formulações do selante. Desenvolvidas para diversos tipos de veículos, como: bicicletas, motocicletas, automóveis, caminhões, ônibus, tratores, implementos e veículos industriais.

O produto, voltado para veículos pesados é o Frotamax. Sua fórmula biodegradável, atóxica, não inflamável, à base de água é 100% nacional e apresenta grande eficácia na vedação de furos com até 8mm de diâmetro na banda de rodagem, podendo ser aplicado em pneus novos, recapados, com ou sem câmara de ar e permite a recapagem sem perda de garantia pois o produto é facilmente removido e descartado após o seu uso.  

 

Aplicação

Ainda de acordo com a empresa, o processo de aplicação do produto é simples, fácil e limpo, podendo ser aplicado em pneus montados através da válvula de pressão de ar ou pelo talão durante a sua montagem.

 

Funcionamento

Quanto a forma que o produto age e funciona, depois de aplicado, a Xtire explica que o processo é acionado pelo movimento das rodas, momento em que o produto se espalha por dentro do pneu criando uma película na banda interna que veda os furos instantaneamente sem haver a necessidade de conserto do pneu. Na prática o motorista nem notará que houve algum tipo de furo no pneu.

 

Outros benefícios, além de aumentar vida útil de pneus e economizar combustível

Certamente, a vida útil e economia de combustível são grandes atrativos. A empresa garante que com o selante a manutenção da calibragem, fator importante para ambos os benefícios, é aumentada em até cinco vezes.  A lista também abrange itens, como:


1. Redução drástica no índice de pneus furados e os custos associados;

2. Redução na perda de carcaça de pneu decorrente de furos;

3. Redução de custos com veículos parados para manutenção (down time);

4. Redução de risco no roubo de carga por paradas não programadas e riscos de acidentes;

5. Sua fórmula com agentes antioxidantes evita contaminação e oxidação da carcaça do pneu permitindo recapeamentos;

 

Apresentação do produto

O selante é fornecido em bombonas de 20 litros e a bomba de aplicação vendida separadamente. Mais informações no site: xtire.com.br