Assinatura Premium Assinatura Premium

Sepetiba Tecon movimenta 23 mil contêineres e obtém melhor resultado em quatro anos

Publicado em 12/12/2017

Empresa também teve alta nas movimentações de transbordo em relação a 2016, com 45 mil operações registradas entre janeiro e novembro desde ano

O Sepetiba Tecon movimentou cerca de 23 mil contêineres no mês de novembro, registrando o melhor resultado mensal desde 2013. Os números foram obtidos por causa da retomada de atuação como um dos principais terminais de transbordo do país, além do reaquecimento do comércio exterior.

De janeiro a novembro de 2017, o terminal realizou 45 mil movimentos de transbordo, uma alta de 79% em relação a 2016. Na importação, o aumento ocorreu por causa dos serviços da Ásia e do novo serviço da Europa, que trazem cargas diretamente dos portos desses continentes para o porto de Itaguaí. Já na exportação, os incrementos de carga decorrem dos variados destinos atendidos também diretamente pelo Sepetiba Tecon (Ásia, Europa, Golfo do México e Caribe).

Segundo o diretor comercial do Sepetiba Tecon, Cesar Maas, não foi só o mês de novembro que mostrou resultados animadores, já que o terminal fechará o ano com números superiores ao ano anterior. “Em 2016 movimentamos 140 mil contêineres e em 2017 a previsão é que o terminal feche o ano com quase 190 mil contêineres movimentados. Um crescimento de 36%, que dá ao Sepetiba Tecon a liderança de mercado do Estado do RJ com 60% de market share e ainda reafirma a sua posição como um dos mais importantes terminais do país”, disse.

Para o ano que vem, a empresa tem altas expectativas. O novo serviço para a Europa, que iniciou operação no terminal em outubro, atende os mercados do Mediterrâneo e Norte da Europa com duas escalas semanais (uma de importação e outra de exportação) e prevê para 2018 um aumento de mais de 40 mil contêineres na movimentação do terminal. Cargas dos setores automotivo, cafeeiro, químico, entre outros, serão os responsáveis por esse resultado.