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Serviços Conectados da Scania são alternativas completas para a gestão de frotas

Publicado em 01/11/2016

Inteligência no uso de dados, proximidade e diálogo com o transportador trarão mais eficiência no gerenciamento das operações logísticas

Atenta às tendências globais de utilização da conectividade e foco em eficiência, a Scania apresenta ao mercado os Serviços Conectados, solução que ajuda o cliente, seja transportador de cargas ou passageiros, a fazer a gestão de sua frota, por meio do uso inteligente de dados do veículo e parceria com a rede de concessionárias da marca, a fim de encontrar alternativas rentáveis para o negócio. Todos os seus benefícios estarão à disposição nas Casas Scania, a partir de janeiro de 2017. 

“A Scania é pioneira em oferecer essa proposta ao mercado brasileiro e conta com a experiência de mais de 200 mil veículos conectados em todo o mundo. Com os Serviços Conectados Scania, nós superamos a barreira da telemetria, para oferecer uma alternativa completa ao transportador, com a disponibilização dos dados do veículo, uso inteligente dessas informações e consultoria customizada, prestada pela rede de concessionárias, conforme as demandas de negócios e logísticas de nossos clientes. Nosso foco é promover ao transportador uma visão mais holística, para que ele possa realizar a gestão mais eficiente da frota e, consequentemente, aumentar a rentabilidade de modo progressivo”, afirma o diretor-geral da Scania no Brasil, Roberto Barral.

Por meio dos Serviços Conectados, é possível implementar ações de melhoria, que contribuam na redução do custo por quilômetro rodado e no aumento do resultado da empresa. O transportador e a Scania têm acesso a muito mais dados do veículo e, por meio deles, podem identificar diversos fatores, como estilo de condução do motorista, velocidade média, consumo de combustível e intervalos de manutenção. 

“Ter acesso aos dados operacionais do veículo permite à Scania entregar ativamente soluções de transporte para a frota. Os Serviços Conectados significam um novo patamar na redução de custos operacionais e mais disponibilidade, aliados à diminuição das emissões de poluentes e CO2, um compromisso permanente da Scania. Refere-se a uma renovada maneira de pensar o transporte, com ainda mais inteligência”, explica Barral. 

Os dados são enviados por um módulo, chamado Scania Communicator, instalado no veículo. Os caminhões e ônibus produzidos desde maio de 2016 já foram equipados de série com esse dispositivo. No entanto, os proprietários desses veículos devem procurar uma Casa Scania, para que ele seja ativado e passe a enviar as informações. Para caminhões e ônibus fabricados a partir de 2012 e 2013, respectivamente, o módulo poderá ser facilmente instalado, por um valor competitivo, em qualquer concessionária da marca. Para os produtos anteriores, o uso também é possível, mas dependerá de uma avaliação técnica e de viabilidade dos custos de adaptação.

Gestão mais dinâmica e eficiente
O lançamento da Scania oferece ao mercado quatro ferramentas: Planejamento de Serviços, Diagnóstico Remoto, Relatório de Tendências e Portal de Gestão de Frotas. Além do serviço do Gestor de Frota. 

Com o Planejamento de Serviços, o transportador atinge uma maturidade e expande o controle de sua frota. A conectividade possibilita saber exatamente a quilometragem rodada de maneira online, independentemente de onde o veículo esteja, havendo, assim, uma maior objetividade na programação da operação diária. Para ter uma visão geral de todos os benefícios desse planejamento para o cliente, a Casa Scania acessará o Portal de Gestão de Frotas Scania, que mostrará todos os modelos da frota e um calendário, para controlar os reparos, por meio do cadastro do plano de manutenção. Assim, a concessionária terá em mãos recursos gerados por essa ferramenta, para atuar no agendamento ativo das revisões. Desse modo, o cliente encontrará agilidade no atendimento e ainda mais sortimento de peças. As vantagens são mais disponibilidade e produtividade do veículo e melhor assertividade para a solução de manutenção.

O Diagnóstico Remoto trabalha de três formas: analisa os dados de condução em tempo real, se necessário, promove ações de melhoria do condutor e, ainda, aprimora a agilidade do trabalho do Scania Assistance (atendimento 24 horas). Caso haja uma parada emergencial do veículo, ao ligar para a central de apoio da Scania, o cliente informa o problema e o atendente acessa o módulo Communicator, que gera um relatório com os códigos das falhas. Com isso, o técnico socorrista irá até o local com a ocorrência completa, ou seja, saberá exatamente qual conserto fazer e qual peça levar. Por fim, com ele, a rede Scania detecta eventuais problemas da frota, para atuar proativamente no planejamento de serviços e na correção de avarias, o que aumenta a disponibilidade do veículo. 

Já o Relatório de Tendências é periódico (semanal ou mensal). Ele apresenta, de forma fácil e intuitiva, os dados de desempenho da frota, categorizados por parâmetros, como consumo de combustível, marcha lenta, freadas bruscas e excesso de velocidade. Indicadores reportam se a performance está melhor ou pior em relação ao período anterior examinado. 

O Portal de Gestão de Frotas cria uma nova e revolucionária relação entre o cliente e a rede de concessionárias Scania, na busca da eficiência. Sua navegação é simples, objetiva e amigável. Ele oferece acesso online a dados e tendências, que possibilitam, com maior clareza, o planejamento e o gerenciamento da operação. Por meio dos dados recolhidos, a rede Scania realiza uma consultoria com informações aprofundadas e valiosas de detalhamentos qualitativos em diversos parâmetros, e identifica os pontos que podem ser melhorados. Como benefícios ao transportador estão o aumento da disponibilidade do veículo, alta da performance dos condutores, redução dos custos por quilômetro rodado e detecção de desvios da performance da operação (por exemplo, infração da velocidade permitida ou guiar não economizando combustível). 

O Gestor de Frotas é um serviço em que um especialista da rede Scania atuará nos clientes utilizando ao máximo as benfeitorias das ferramentas, para aumentar a disponibilidade da frota e a confiabilidade do produto, e colocar em prática ações para reduzir os custos operacionais.

Investimento
Para investir no novo serviço, estão disponíveis dois pacotes: Análise e  Desempenho. O Análise é gratuito e válido por dez anos para os veículos que já tenham o módulo Communicator instalado e ativado. Com ele, tanto o cliente, quanto a Casa Scania terão uma visão geral da frota conectada, por meio de relatórios semanais e mensais, com dados operacionais recebidos por e-mail, de forma automática. O transportador terá acesso ao Portal de Gestão de Frotas para a funcionalidade de planejamento de serviços, que possibilita utilizar as informações de uso do veículo, para planejar antecipadamente as paradas para a manutenção. Por último, o veículo poderá enviar o diagnóstico remoto de falhas para o Scania Assistance e para qualquer uma das Casas Scania. Caso haja algum problema na viagem, o cliente terá um atendimento mais rápido e assertivo. 

O pacote Desempenho tem uma assinatura mensal com um valor muito competitivo. Ele incorpora os benefícios do Análise e permite a leitura e a identificação de dados de operação de uma forma muito mais detalhada, tanto para informações operacionais dos veículos, quanto individualmente por motorista. O cliente e a rede de concessionárias Scania podem determinar, com exatidão, quais são os pontos que precisam de atenção, e, eventualmente, fazer a correção no estilo de condução de um motorista. O serviço é tão avançado, que pode, até mesmo, indicar se um condutor precisa ser treinado ou reorientado em pontos específicos, como para a redução de consumo de combustível utilizando a marcha lenta ou, ainda, corrigir hábitos inadequados de condução em descidas, com a caixa de câmbio em neutro. Com esse pacote, é possível, de uma forma bastante simples e amigável, tomar medidas para a otimização dos custos com combustível, aumento da disponibilidade de frota e diminuição dos gastos com manutenção corretiva. 

“Ao unir as suas funcionalidades e criar uma tendência em gestão de frotas, os Serviços Conectados Scania são parte fundamental da estratégia de conectar no mesmo pacote de virtuosidades a parceria com o cliente, a eficiência, a produtividade e a disponibilidade, para a contribuição na transição a um sistema de transporte mais sustentável. A sustentabilidade será um tema estratégico para as empresas, nos próximos anos. Os embarcadores contratarão empresas logísticas inseridas nessa filosofia. Na mudança para um mundo digitalizado e um setor de transporte mais sustentável, manteremos o diálogo com clientes e embarcadores para uma cooperação constante. Os Serviços Conectados Scania são essenciais, nessa nova jornada, pois permitem a evolução perfeita de diversas melhorias, especialmente, na redução de consumo de combustível e de CO2, maturidade da gestão da frota e qualificação do motorista”, salienta Barral.