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Setor de TRC tem perspectiva positiva, mas reflexos da pandemia ainda são notáveis

 

Publicado em 07/07/2021

De acordo com o executivo Eduardo Ghelere, além da pandemia, crise econômica e oscilação no preço do diesel são fatores apontados pelas transportadoras


Foto: Divulgação

As expectativas para o setor de transporte de cargas são positivas para 2021. No entanto, os reflexos da pandemia de Covid-19 ainda são nováveis e exigem cautela no processo de recuperação. Isso porque, de acordo com o Banco Mundial, a atividade econômica sofreu uma retração de 8% em 2020 – a maior queda em 120, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No segmento de transporte rodoviário de cargas (TRC), o declínio de demandas no ano passado foi de 45%.

No entanto, a crise econômica deixada pela pandemia não é a única adversidade enfrentada pelas transportadoras. De acordo com Eduardo Ghelere, diretor executivo da Ghelere Transportes, situada no interior do Paraná e há 40 anos no mercado, o cenário do TRC vem passando por uma série de mudanças.

A oscilação do valor do diesel impactou diretamente as operações das transportadoras, principalmente por sua brusca redução seguida de um grande aumento. “A queda do preço do diesel gerou expectativas na baixa de fretes para alguns clientes, porém logo nos deparamos com um aumento que está sendo repassado com muita dificuldade”, afirma Eduardo. De acordo com o levantamento feito pela Ticket Log, o acréscimo no valor do combustível foi em média de 16,8% neste ano.

Os primeiros meses de 2021 também foram seguidos por uma série de turbulências, relembra o executivo. O setor de transporte precisou buscar saídas para o aumento de insumos, para a redução no volume de cargas devido à instabilidade econômica e para a maior crise hídrica dos últimos 90 anos, trazendo expectativa de redução no volume da safra também. Porém, em meio a tantas instabilidades, as transportadoras contaram com um auxílio legislativo. “Dentre todos esses desafios enfrentados, os empresários do TRC se viram amparados com a implementação de uma lei, aprovando a flexibilidade na concessão de férias, nos horários e na adaptação ao novo normal”, observa Ghelere.

Vale ressaltar também o boom do e-commerce, dado à necessidade de manter o distanciamento social e o comércio fechado temporariamente. Segundo o índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital em parceria com o Neotrust | Movimento Compre & Confie, o comércio digital apresentou um crescimento de 73,88% no Brasil, impactando diretamente o setor de transportes.

“Logo no início da pandemia, o setor de agronegócio disparou, impulsionando a logística de cereais. Como consequência, tivemos toda uma cadeia acelerada, com foco no segmento de fretes fracionados, principalmente por conta da alta do e-commerce.” –  Eduardo Ghelere, diretor executivo da Ghelere Transportes.

O diretor executivo também relembra outras questões que demonstram oscilações no cenário econômico, como o novo ajuste da Petrobrás, que segundo especialistas pode fazer com que o barril de petróleo feche o ano entre US$ 80 e 85, e a Reforma Tributária.

“Não estamos vendo algumas reformas estruturais prometidas saírem do papel. O que ajuda é que o mercado conta com muita liquidez devido às injeções maciças de dinheiro em todos os países. Podemos estar otimistas com o mercado financeiro, mas o mercado real, aquele em que trabalhamos no dia a dia, está cada vez mais instável e sem uma perspectiva de futuro clara para todos.” – Eduardo Ghelere, diretor executivo da Ghelere Transportes.

O aumento da inflação tem sido também um entrave para os empresários do TRC, principalmente para os projetos de expansão. “Trabalhamos sempre com o intuito de gerar um aumento de receita, mas ao mesmo tempo temos a inflação dificultando esse processo, de modo que talvez o lucro não seja capaz de acompanhar sempre o aumento das despesas”, afirma Ghelere.

 

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