Assinatura Premium Assinatura Premium

Shopee inaugura o 11° centro de distribuição no país no Rio Grande do Sul

Publicado em 26/03/2024

Localizado na região metropolitana de Porto Alegre, o galpão contribuirá para aumentar em 60% a capacidade de entrega dos produtos de vendedores brasileiros para consumidores na região Sul do país

Por Redação

Shopee inaugura o 11° centro de distribuição no país no Rio Grande do Sul
11º centro de distribuição da Shopee e 1º no Rio Grande do Sul (Foto: Divulgação)

A Shopee anunciou a inauguração de seu 11º centro de distribuição e 1º no Rio Grande do Sul. Localizado na região metropolitana de Porto Alegre (RS), este novo espaço permitirá aumentar em 60% a capacidade de entrega dos produtos de vendedores brasileiros na região Sul do país.

Mais de 600 cidades dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina serão atendidas. A unidade opera no modelo cross-docking, em que as mercadorias coletadas por meio de parceiros logísticos são reorganizadas e encaminhadas aos hubs de última milha.

Segundo o head de Expansão e Malha Logística na Shopee, Rafael Flores, assim como os outros centros logísticos da empresa, o novo galpão é dedicado aos produtos vendidos dos mais de 3 milhões de vendedores brasileiros que representam 90% das vendas da Shopee.

“Com essa abertura reforçamos o nosso compromisso em oferecer uma experiência cada vez melhor aos usuários. Além disso, vamos conseguir conectar melhor os estados da região, reduzindo a distância percorrida por pedidos e melhorando os tempos de entrega para os consumidores.”, destacou Flores.

SHOPEE NO SUL

A Shopee está presente em diversas cidades e estados no Sul do Brasil. Atualmente, são 19 hubs nos estados do Paraná (7), Santa Catarina (6) e Rio Grande do Sul (6). Além do centro de distribuição inaugurado no RS, o marketplace possui ainda outro localizado na região metropolitana de Curitiba e vai inaugurar também dois novos hubs — em Lajeado e Passo Fundo.

A JORNADA DO PEDIDO DA SHOPEE

Segundo a companhia, a jornada de uma compra realizada na Shopee se inicia com a preparação da mercadoria pelo vendedor logo após o pedido do consumidor ser confirmado, seguida pela coleta dos produtos no espaço do vendedor por veículos que atuam na primeira milha ou por meio dos PUDOs (pontos de pick up/drop off) — hoje, a empresa tem mais de 1,8 mil unidades nesse modelo.

Os pedidos são encaminhados para processamento e distribuição, passando por uma roteirização diária para otimização das entregas (hub de primeira milha, centro de distribuição, galpão de última milha e usuário final). Para a entrega ao consumidor, são selecionados motoristas com base em conhecimento de rota.

Esses caminhos são feitos com monitoramento em tempo real para garantir a entrega no primeiro dia sempre que possível. Para viabilizar esse alcance, a Shopee conta também com mais de 20 mil motoristas de parceiros logísticos.

“A expansão dos hubs e dos centros de distribuição tem como objetivo aprimorar tanto a velocidade quanto a visibilidade das entregas. Atualmente, contamos com o rastreamento em tempo real de todas as rotas em execução no dia, acompanhado por uma equipe de monitoramento que mantém contato direto com motoristas e clientes.”, comentou Rafael.

No total, o marketplace conta com 11 centros de distribuição no total, localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás — inaugurado em fevereiro — e, agora, no Rio Grande do Sul. Além disso, são mais de 100 hubs logísticos de primeira e de última milha, todos exclusivos para produtos de lojistas brasileiros.