LogTalk LogTalk

SIFRECA é a aposta para ajudar caminhoneiros a definir valores de fretes

Publicado em 22/11/2016

O aplicativo utiliza dados coletados por pesquisadores do ESALQ-LOG e apresenta valores praticados nas principais rotas do transporte agroindustrial de todo país

O SIFRECA (Sistema de Informações de Frete) é um aplicativo que disponibiliza preços de frete de vários produtos em todas as regiões do país. Desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP), o aplicativo é atualizado semanalmente e permite que os caminhoneiros tenham referencia de valores dos fretes praticados nas principais rotas nacionais de produtos agrícolas. 

Ao realizar o download do aplicativo e do banco de dados, as informações ficam armazenadas no aparelho e podem ser conferidas mesmo em momentos onde a conexão é baixa ou inexistente. Disponível para os sistemas iOS e Android, o SIFRECA disponibiliza referências atualizadas dos valores de frete definidos para determinada região.

Para Samuel da Silva Neto, pesquisador do ESALQ-LOG, analisa que o aplicativo otimiza a cobrança de frentes e o trabalho do motorista. “[O aplicativo SIFRECA] possibilita a redução das assimetrias de informação no mercado, ou seja, um transportador ou caminhoneiro pode obter informações sobre o mercado de fretes de Sorriso mesmo estando em Rio Grande (RS) ou Balsas (MA)”, declara.

Além do aplicativo, o site do SIFRECA também disponibiliza essas informações, com o adicional de históricos de valores de transporte de anos anteriores e mais detalhes, como tendências futuras e oscilações de valores. Entre os produtos listados estão os adubos, fertilizantes, açúcar, soja, milho e etanol, discriminados por regiões e cidades específicas onde se localizam algumas rotas mais tradicionais.