LogTalk LogTalk

Em parceria com a Movecta, Silvestrin reduz despesas operacionais e prazos de entrega

Publicado em 15/12/2023

Para a operação com frutas, companhia desenvolveu um projeto logístico personalizado, utilizando câmaras frias, com entrega diretamente nos veículos do cliente

Por Redação

Em parceria com a Movecta, Silvestrin reduz despesas operacionais e prazos de entrega
. A empresa tinha o desafio de facilitar o transporte das mercadorias para a região Sul do Brasil (Foto: Shutterstock)

A Silvestrin registrou redução das despesas operacionais e prazos de entrega por meio de uma solução desenvolvida em parceria com a Movecta. A empresa tinha o desafio de centralizar a operação em um único operador logístico e facilitar o transporte das mercadorias para a região Sul do Brasil.

Eram toneladas de frutas, produtos altamente sensíveis que necessitam de um armazenamento totalmente refrigerado e controlado, além do manuseio por profissionais capacitados. “Então desenvolvemos um projeto logístico personalizado, utilizando nossas câmaras frias, com entrega diretamente nos veículos do cliente”, disse Carolina Paiva, gerente comercial da Movecta.

De acordo com a empresa, o armazenamento e manuseio de frutas demanda controle permanente, rígido e dedicado. Para atender essa operação, a Movecta passou a oferecer docas e antecâmara exclusiva para as demandas dos clientes. Já na infraestrutura, o operador logístico ampliou a quantidade de posições cobertas pela inspeção remota — de 48 para 137 —, construiu salas para trabalho dos órgãos anuentes e laboratórios para análises físicas.

A companhia também detectou a necessidade de novas mudanças e inclusão de mais serviços logísticos em sua operação. Foram desenvolvidas e adicionadas paletizações, etiquetagens e DDCs (desova direta para caminhões), itens que trouxeram mais agilidade e organização às operações da companhia.

“Percebemos um ganho ao longo dessas três décadas em nossas operações. A Movecta entendeu rapidamente as nossas necessidades e começou a desenhar soluções sob medida e que fizeram todo o sentido pra gente. Precisamos entregar as melhores frutas aos nossos clientes e isso acontece até hoje porque a Movecta nos auxilia em etapas estratégicas do processo”, declarou Aline Domingos, supervisora de comércio exterior da Silvestrin.

Segundo a executiva, a utilização do terminal alfandegado refrigerado foi fundamental para aumentar a possibilidade de serviços sem comprometer a segurança da carga. Outro aspecto foi a eliminação de despesas com demurrage — taxa cobrada pelos armadores pelo atraso na devolução de contêineres.

“O impacto do demurrage varia em função do porte dos clientes, produtos e tipos de contêineres utilizados, podendo variar de US$ 60 a US$ 300 por dia. É mais compensador transferir a carga para um armazém alfandegado e liberar os contêineres o mais rápido possível”, explicou Piero Simione, diretor comercial da Movecta.