Assinatura Premium Assinatura Premium

Sistema compacto de shuttles, da Jungheinrich

Publicado em 04/06/2012

Soluções UPC e IPC destinam-se a armazéns reduzidos com a ausência de corredores de trabalho


A Jungheinrich, fabricante de equipamentos e prestadora de serviços de intralogística de origem alemã, divulga ao mercado suas novas soluções em carregadores automatizados para paletes. Trata-se do Under Pallet Carrier (UPC) e do In Pallet Carrier (IPC), projetados especialmente para a implementação em sistemas de armazenagem compactos.

As soluções utilizam transportadores de paletes que se movimentam de forma autônoma por trilhos na estante, oferecendo longo alcance para armazenagens em grande profundidade, que dificultariam o trabalho manual.

Uma empilhadeira carrega o transportador nos garfos e deposita na estante onde os paletes serão movimentados. Após o acionamento, o sistema de controle executa automaticamente todas as viagens e movimentos de elevação necessários para o armazenamento ou retirada dos paletes. O shuttle UPC se locomove por trilhos embaixo dos paletes sem qualquer conexão com a empilhadeira. Sensores reconhecem a posição da carga, permitindo o empilhamento livre de colisões.

O IPC funciona de maneira similar, porém, em vez de mover o palete por baixo, este age como um garfo padrão de empilhadeira. O carregador é acoplado ao mastro do equipamento e liberado na entrada do sistema de armazenagem para então realizar a movimentação do palete. Na retirada da carga, o shuttle é acoplado novamente à empilhadeira.

A composição completa das soluções consiste em um conjunto que agrupa a estrutura de canais nas estantes de armazenagem, os carregadores e o equipamento de movimentação. Qualquer empilhadeira convencional pode servir para o transporte dos shuttles. O sistema é todo projetado levando em conta o tipo de transportador utilizado e as necessidades de armazenagem. Assim, cada canal é equipado com seus próprios trilhos especialmente adaptados para garantir uma viagem segura aos shuttles.