LogTalk LogTalk

Sistema de Gestão Integrado da Santos Brasil é reconhecido pela SGS ICS Certificadora

Publicado em 03/01/2012

O Tecon Santos e o Terminal de Exportação de Veículos (TEV), ambos administrados pela Santos Brasil na margem esquerda do Porto de Santos, obtiveram reconhecimento de suas importantes certificações ligadas ao Sistema de Gestão Integrado ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007. A avaliação foi feita pela SGS ICS, um dos maiores organismos certificadores do mundo, que aqui no Brasil possui acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). As recertificações comprovam o alto grau de maturidade do Sistema de Gestão Integrado (SGI) da Companhia. O SGI da Santos Brasil hoje engloba todos os processos de qualidade, meio ambiente, saúde ocupacional, segurança do trabalho, segurança da informação e patrimonial.

As unidades de logística, abrangendo o Centro Logístico Industrial Aduaneiro (CLIAs) de Santos e Guarujá, Centros de Distribuição (CDs) de São Bernardo do Campo e Jaguaré, em São Paulo; bem como os terminais de movimentação de contêineres e de carga geral, administrados pela Santos Brasil em Imbituba (SC), também passaram por auditorias de manutenção e garantiram a validade de seus certificados ISO 9001:2008 (hoje, todas estas unidades já adotam os mesmos princípios do SGI do Tecon Santos). As unidades de logística também são certificadas no SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade). “A obtenção desses reconhecimentos indica que estamos no caminho certo. As premissas são produtividade com qualidade, respeito ao meio ambiente e a adoção de práticas que visam garantir a integridade física e o bem-estar dos nossos funcionários”, destaca Caio Morel, diretor de operações da Santos Brasil.

O processo para manutenção das certificações das unidades da Santos Brasil é permanente. Quando a empresa não está recebendo auditorias dos órgãos externos, são realizadas auditorias internas com o suporte de uma consultoria independente. Neste processo, todos os gestores e suas equipes participam de treinamentos, análises de suas rotinas e do estabelecimento de metas.