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Sistema desenvolvido por estudante do CTC/PUC-RIO gera economia de US$ 10 milhões, no transporte marítimo

Publicado em 25/05/2016

O Sistema de Suporte à Decisão foi adotado pela Petrobras, em 2012, e minimiza os custos da operação em embarcações de longo curso

Otimizar a programação de frotas de navios e reduzir os custos no transporte de petróleo é a proposta do estudo defendido pelo estudante de mestrado, Gustavo Diz, sob a orientação do professor Luiz Felipe do Carmo, do Departamento de Engenharia Industrial do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio). A produção brasileira atingiu número recorde de, aproximadamente, 2,7 milhões de barris por dia, em agosto de 2015, um crescimento de 9,5%, em comparação ao ano anterior. A solução encontrada para atender às consequentes demandas de importação e exportação foi o desenvolvimento de um Sistema de Suporte à Decisão (SSD). Ao utilizar uma técnica de pesquisa operacional conhecida como programação inteira, o modelo encontra a alocação ideal entre cargas e navios, e minimiza os custos da operação em viagens de longo curso. 

A Petrobras adotou o sistema em 2012, quando os testes práticos do SSD foram iniciados. Com uma frota de 150 navios tanques, a empresa define, semanalmente, todas as cargas que devem ser embarcadas durante 45 dias. Ao longo de três meses, Diz repetiu a mesma atividade realizada pelo programador de navios da companhia, porém, utilizando o SSD. “A cada semana, comparávamos as nossas programações, verificando a viabilidade operacional e o custo de transporte de cada uma delas. Ao final desse período, verificamos, em todos os testes, que a indicação do SSD era não apenas aplicável, como também apresentou um custo de transporte marítimo, em média, 7,5% menor do que o plano feito pela equipe.”

De acordo com o mestrando, a estrutura do SSD pode ser dividida em quatro etapas. Na primeira delas, é criado um conjunto completo de programações capazes de atender todas as cargas disponíveis. Logo após, são calculados os custos de cada uma delas. Esses dados são alimentados em um modelo de programação inteira, que gera a combinação de programações mais adequada, visando à minimização de custos de transporte. Na etapa final, é utilizado um algoritmo matemático, que busca a melhor solução para o problema.

A implantação desse tipo de sistema é inédita em programação de navios de petróleo e rendeu a publicação de dois artigos em periódicos internacionais, além do 2º lugar no Prêmio Apoena 2014 (oferecido pela Petrobras) e uma indicação da PUC-Rio para concorrer ao prêmio de melhor dissertação de mestrado profissional pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro), em 2014.