Assinatura Premium Assinatura Premium

Sistema Nexu permite gestão da jornada do motorista e status de operações

Publicado em 15/01/2018

Conjunto de softwares logísticos resolvem os desafios das empresas de transporte e facilitam o dia-a-dia dos gestores

A cada dia mais empresas de diferentes segmentos buscam aprimorar a gestão de negócios com o uso da tecnologia. No setor logístico não é diferente. Por causa disso, a Login Tecnologia desenvolveu o sistema Nexu. Com o conjunto de softwares, as empresas podem acompanhar detalhadamente a jornada de trabalho dos motoristas, bem como o status de cada uma das operações.

Segundo a Login, as soluções Jornada e Canhoto, que integram o sistema, oferecem transparência, segurança e economia para as operações. “O transportador e o embarcador querem ter uma visão geral da operação, com garantia de entrega da mercadoria para o cliente certo e redução de custos”, afirma o diretor da empresa, Laércio Soares.

Nexu Jornada
Em aderência à lei nº 13.103/2015, o Nexu Jornada funciona como portal web para os gestores e tem um aplicativo Android para a inserção de informações dos motoristas. “O Nexu é o único no mercado que está aderente com a atualização da lei da jornada e, mais importante do que o aplicativo para as marcações do motorista, é o portal no qual o gestor pode ter conhecimento e tomar uma ação corretiva imediata em caso de não cumprimento das regras”, diz Soares.

Segundo o diretor, o sistema é capaz de proteger todos os envolvidos na operação em casos de passivo trabalhista, que é a soma de dívidas que são geradas quando um empregador não cumpre as obrigações trabalhistas previamente acordadas. “[O Nexu] demonstra que as não conformidades foram decorrentes de erros prontamente identificados e corrigidos, não de má fé da empresa ou do trabalhador para o não cumprimento da lei.”

No portal, é possível parametrizar alertas sonoros de acordo com as características de cada operação e controlar o período de trabalho do motorista, validando o tempo de direção, dos carregamentos, entregas e das pausas para descanso. Os gestores podem enviar mensagens em tempo real para os motoristas e todas as informações geradas têm com respaldo jurídico, já que têm certificação digital.  O sistema gera relatórios completos e tem integração com softwares de folha de pagamento, o que também facilita o trabalho da equipe de Recursos Humanos.

Nexu Canhoto
A solução Nexu Canhoto tem como objetivo o acompanhamento da entrega de mercadorias, da roteirização ao retorno digital do canhoto de nota fiscal. 

“Diferente dos sistemas de rastreamento de carga, que contém sensores e regras de segurança vinculadas ao caminhão, nosso foco é saber exatamente quem foi a pessoa que confirmou o recebimento da mercadoria”, diz o diretor Laércio Soares.

O sistema gera relatórios e, por meio do aplicativo, o motorista informa ocorrências de não conformidades e pode ter o retorno imediato dos gestores, o que diminui a incidência de necessidade de reentregas.

Dentre as opções de autenticações de recebimento de mercadorias configuráveis no portal Nexu para a utilização do Nexu Canhoto estão o controle de senha. A senha é enviada para o cliente final e deve ser confirmada por ele no recebimento da carga, juntamente com o número de CPF e o quiz antifraude, no qual o destinatário precisa responder a perguntas pessoais também vinculadas ao próprio CPF. Além disso, quando o motorista confirma a entrega com assinatura digital via aplicativo, o gestor pode verificar no portal as imagens do canhoto da nota fiscal assinado pelo recebedor e as demais informações referentes a ele.

O sistema, lançado originalmente em 2012, foi reformulado adequando-se às alterações da lei da jornada do motorista. “Queremos que as empresas de transporte incentivem seus motoristas a trabalharem de acordo com a lei”, diz Laércio Soares. “Temos um sistema que agrega valor às empresas de transporte e garante retorno financeiro aos negócios, pois, investindo no controle da jornada do motorista e da entrega, elas evitam perdas em processos trabalhista e perdas de mercadorias; além de toda a otimização de processos internos que também representam economia em tempo e dinheiro.”