Assinatura Premium Assinatura Premium

Solução da Target aumenta produtividade da Distribuidora Paulistana

Publicado em 06/05/2014

O Rota Plan, software roteirizador lançado pela Target, foi responsável pelo aumento de 25% na produtividade dos veículos da frota e reduziu em 32% o volume de entregas não realizadas por falta de tempo.

A Distribuidora Paulistana, empresa com 15 anos de mercado e localizada em Cotia-SP, é um dos maiores distribuidores de produtos P&G do país e realiza, mensalmente, aproximadamente 13 mil entregas na capital e Grande São Paulo. Com tamanho volume de trabalho, realizado por uma frota de 130 veículos, a empresa buscava uma solução tecnológica que pudesse melhorar a produtividade dos veículos e reduzisse o volume de entregas não realizadas, principalmente por falta de tempo.

Cliente da Target desde 2011 e já usuária das soluções ERP, WMS, MOB, TAB e BI, a Paulistana foi convidada a utilizar a versão piloto do roteirizador Rota Plan. O lançamento, que chegou a sua versão final no mês de abril, foi desenvolvido para ser o novo aliado do distribuidor para montagem planejada de cargas e roteiros de entregas.

Para surpresa do cliente, logo no primeiro mês de uso o Rota Plan impactou de forma bastante positiva em sua operação. “Com o uso da solução registramos aumento de 25% no número médio de entregas por veículo e redução de 32% nas entregas não realizadas por falta de tempo”, diz Marcelo Camargo, responsável pelo setor de transportes da Paulistana.

“Outra vantagem é que, com o uso do Rota Plan, é possível montar roteiros com a visualização geográfica, o que permite a elaboração de percursos melhor planejados, evitando grandes deslocamentos. Esses recursos favoreceram todo o processo de entregas”, completa Camargo.

Totalmente integrado com o Target ERP, o Rota Plan é um software de roteirização que, ao receber um conjunto de pedidos, apresenta no mapa a localização de cada entrega, possibilitando ao usuário selecionar o conjunto de entregas geograficamente próximas.

Entre as características da solução, é possível destacar recursos como a montagem visual do roteiro no próprio mapa, a emissão de alertas sobre restrições de horário de entrega nos clientes, visualização dos custos de entrega antes de efetivação do roteiro, identificação de pedidos de diferentes rotas através de cores, controle de limites de peso e cubagem do veículo selecionado para o roteiro e busca de coordenadas geográficas de novos destinos a partir de seu endereço.

O Rota Plan também possibilita que o usuário destaque as entregas com custo percentual superior aos parâmetros definidos para a rota e veículo. As informações retornam ao ERP e servem como base para dar sequência aos trabalhos logísticos.

O roteirizador também agrega inteligência ao processo logístico, fornecendo orientações sobre as prioridades para separação e ordem de carregamento no veículo. Isso permite que a carga seja disposta no caminhão na ordem em que será entregue, reduzindo o tempo em cada cliente, diminuindo o percurso e aumentando o número de entregas por roteiro. Além de significativa redução dos erros de entrega, avaria e consequentes devoluções.

Após a montagem da carga, o Rota Plan informa peso, cubagem, sequencia ideal, custo, distância e tempo estimado da entrega, alertando ao usuário caso a carga extrapole a capacidade do veículo.

“Hoje o distribuidor é muito cobrado por seu nível de serviço. Tanto pelas indústrias que representa como por seus clientes. Diante disso, soluções que tragam qualidade ao processo logístico serão estratégicas para o melhor atendimento destas exigências”, diz Rafael Rojas Filho, diretor da Target Sistemas.

A expectativa da Target é de que, até o final de 2014, o que Rota Plan esteja em uso em mais da metade de seus 250 clientes e seja responsável pela redução de 20% a 30% nos custos dos processos de entrega, percentual bastante favorável em um segmento em que a área de logística representa até 70% dos custos de operação de um distribuidor.