LogTalk LogTalk

Solução integrada da Benner para a área de logística eleva os padrões de tecnologia e gestão da Coopercarga

Publicado em 06/01/2016

Implantação da solução de logística e Supply Chain da Benner trouxe resultados rápidos, como agilidade operacional, qualidade de informações e produtividade

Um dos principais players do setor de transportes e destaque entre os maiores operadores logísticos do Brasil, a Coopercarga oferece um amplo leque de serviços em armazenagem, distribuição em centros urbanos e transporte rodoviário de cargas. São mais de 60 unidades, entre filiais e pontos de apoio, no Brasil e Mercosul, mais de 3,5 mil postos de trabalho e uma frota de quase 2.000 caminhões. Para estabelecer uma plataforma de gestão completa e estratégica, capaz de controlar com eficiência toda sua estrutura, a empresa optou pela solução Benner Logística e Supply Chain, com ênfase para a gestão de transportes (Transportation Management System (TMS)) e o controle de seus armazéns (Warehouse Management System (WMS)).

Ambos estão sob a sólida base do Enterprise Resource Planning (ERP) Benner, responsável pela integração de áreas estratégicas, como os Recursos Humanos. O projeto permitiu um salto tecnológico e de qualidade, ao integrar os sistemas e os processos de negócio da cooperativa, permitindo ampliar a performance de análise e tomada de decisão, por meio de informações valiosas, além de reduzir drasticamente o retrabalho e as intervenções manuais.

Segundo o gerente de Tecnologia da Informação (TI), Denny Mews, a Coopercarga decidiu substituir o antigo sistema, que consistia em uma solução de ERP de mercado adaptada, visando atender às suas demandas, por meio de uma base operacional com maior expertise no segmento de transporte, com o foco no atendimento dos processos específicos de sua atividade. Foi esse cenário desafiador que motivou a escolha do fornecedor Benner, que dispõe de uma solução nativa preparada para qualquer nível de complexidade, capaz de estabelecer um patamar elevado de gestão, ao conferir mais poder de escalabilidade e automação para a operação.

“Nosso crescimento dos últimos anos fez com que a solução usada não suportasse mais a quantidade de informações e documentos gerada, e cuja tendência era de um aumento constante. Nesse contexto, a escolha pela Benner foi muito adequada. Temos, hoje, a certeza de poder contar com uma tecnologia avançada e, o que é mais importante, aderente às nossas necessidades e especificidades, proporcionando segurança e tranquilidade à administração dos negócios”, ressalta Mews.

O projeto de adoção da solução Benner Logística & Supply Chain na Coopercarga foi desenvolvido em dois anos e dividido em etapas. Em um primeiro passo, a Coopercarga passou a contar com a ferramenta Benner RH, estabelecendo uma estrutura de recursos humanos com base em processos eficientes. Com isso, informações e indicadores estratégicos passaram a ser disponibilizados com rapidez, auxiliando o processo decisório e apoiando o desenvolvimento de equipes de alto desempenho. Em seguida, iniciou-se a implementação do WMS Benner, solução responsável por gerir os três armazéns da Coopercarga e integrar os gerenciamentos físico e fiscal. A última etapa contemplou uma parte essencial do projeto: a migração das informações do sistema de gestão corporativa, que viabilizou a centralização de todas as informações. A partir daí, a Coopercarga passou a utilizar 100% o ERP Benner, consolidando os processos, com o foco na maximização do desempenho das áreas administrativa, comercial, financeira, entre outras, e a controlar todo o processo operacional relacionado às frotas, por meio da solução TMS Benner, que administra procedimentos, como coletas, transferências, entregas e viagens, além de gerir as mercadorias transportadas e o faturamento dos serviços realizados.

O elevado poder de integração da nova estrutura de TI, adotada pela Coopercarga, trouxe benefícios diretos à camada gerencial da empresa, entre eles a possibilidade de contar com informações confiáveis e de qualidade, uma vez que o sistema rejeita qualquer referência inadequada e não alinhada à política de autorizações. “Hoje, é possível criar, com facilidade, relatórios inteligentes, realizar consultas em tempo real, obter visões e extrair dados diretamente. É um grande leque de possibilidades que se abre, aprimorando a gestão e permitindo melhor acompanhamento do negócio”, afirma o gerente da unidade de Canoas da Coopercarga, Diego Fiametti.  

Outro aspecto importante foi o ganho de produtividade em diversos processos. Na área fiscal, por exemplo, houve uma simplificação da emissão de obrigações como o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), documento fiscal referente ao transporte de carga. “Antes da solução Benner, levávamos, em média, de 15 a 20 minutos para emitir um simples CT-e. Atualmente, isso é feito em menos de 8 minutos”, ressalta Fiametti.

Aos cooperados, o projeto também trouxe benefícios mediante a disponibilização de um portal com informações tratadas pelos sistemas Benner e atualizadas em tempo real.