LogTalk LogTalk

Solução utiliza wearable com leitor de mão e comando de voz para automatizar em gestão de estoque

Publicado em 17/02/2022

Por meio de solução inédita no Brasil, o projeto é uma parceria entre a Zion Logtec e Opticon e prevê melhorias de produtividade, redução de custo e ganho de tempo nos processos logísticos

Por Redação


Foto: Divulgação

Os dispositivos wearables vem ganhando aderência no segmento de operações logísticas. Por meio dessas soluções, as empresas buscam ganho de tempo, redução de custo e aumento de produtividade. Com o objetivo de operacionalizar soluções de operações logísticas, a Zion Logtec, startup de TI especializada em gestão de estoque e warehouse, anunciou uma parceria com a Opticon, uma das primeiras empresas do mundo a se especializar na fabricação de scanners de código de barras.

Empregando uma tecnologia inédita no mercado brasileiro, a parceria prevê a utilização de um leitor de mão wearable com comandos de voz para soluções de logística, como separação de pedidos, rastreamento de ativos, registro de visitantes, entre outras aplicações. Atendendo à necessidade de deixar ambas as mãos do usuário livres para o manuseio de caixas e produtos, a solução Zion Cloud é uma ferramenta que tem como objetivo atender as operações de picking utilizando uma estrutura de sistemas WEB com aplicações mobile ou smart devices.

Possibilitando aperfeiçoar as operações de separação de produtos, um dos principais diferenciais é a utilização de comandos de voz, que possibilita trabalhar com os processos de uma forma híbrida. Outra vantagem é a possibilidade de trabalhar online e offline sem riscos de perda de produtividade operacional por problemas de infraestrutura.

“A Zion Cloud Mobile aderiu muito bem aos leitores Bluetooth PX-20 juntamente com as luvas, pois nossa solução busca otimizar e facilitar os processos logísticos trazendo o foco para as mãos livres, onde os hardwares da Opticon trouxeram mobilidade e facilidade na utilização a nossos clientes”, explica Thiago Castaldelli, fundador e diretor da Zion Logtec.

O Zion Cloud é uma solução que pode ser integrada com qualquer WMS ou ERP do mercado, o que possibilita que as empresas não tenham grandes investimentos para uma mudança fluxos operacionais.

Segundo Jalale Farhat, Area Manager Latin America da Opticon, há uma grande expectativa em relação ao projeto “por ser uma solução extremamente funcional e prática, com tecnologia inédita no país e extremamente útil e aplicável para facilitar o dia a dia de empresas de todos os tipos”.