LogTalk LogTalk

Soluciona Logística adquire caminhões à base de gás natural da Scania

Publicado em 02/12/2021

Aquisição faz parte do esforço que a empresa tem feito em direção a práticas sustentáveis; além dos veículos a gás, a operadora logística investe também em frotas elétricas


Foto: Divulgação

A Soluciona Logística, de São Paulo, adquiriu da Scania os primeiros de uma série de caminhões à base de gás natural veicular (GNV), planejada para atuar em suas rotas de média e longa distância. A aquisição faz parte do esforço que a empresa tem feito em direção a práticas sustentáveis. Além dos veículos a gás, a operadora logística investe também em frotas elétricas.

Os veículos GNV, que poluem 15% menos em comparação aos movidos a diesel, devem ser utilizados inicialmente na rota São Paulo-Rio de Janeiro. O ganho ecológico poderia ainda ser exponencialmente maior, algo em torno de 80%, se o país contasse com o biometano como combustível. Os caminhões da Scania (a única fabricante de veículos cem por cento GNV) já saem de fábrica aptos a rodar com essa fonte de energia.

“Vemos com satisfação que a mentalidade empresarial sobre o assunto mudou sensivelmente nos últimos anos, em benefício de um futuro com menor emissão de poluentes. A descarbonização é uma tendência irreversível e passa por transporte baseado em combustíveis mais limpos, como gás natural e eletricidade.” – Toni Trajano, CEO da Soluciona.

A Soluciona projeta uma frota de 30 desses caminhões, que teriam base interna de suprimento de combustível pela companhia de distribuição, a Comgás, principal fornecedora do produto no Brasil.

Outro percurso importante que a operadora logística leva em conta é o corredor São Paulo-Curitiba, agora com um importante posto de abastecimento para caminhões, que recentemente passou a receber o combustível da mesma Comgás.

O mercado avalia que a extensão dessa dutovia entre a capital paulista e a paranaense terá expansão nos dutos tão logo cresçam as vendas de caminhões a gás.

CARACTERÍSTICAS

Os caminhões adquiridos pela Soluciona exibem um motor Otto de 6 cilindros, com 13 litros e 410 cavalos – o mais potente no portfólio da fabricante, com autonomia para rodar entre 400 e 500 quilômetros com o conjunto de cilindros cheios, dependendo da topografia da rota e da carga transportada.

À diferença dos congêneres a diesel, os veículos a gás possuem uma entrada de ar redesenhada para máximo desempenho, caixa de câmbio automatizada e uso de retarder de 670 hp para compensar a ausência do freio motor.

FROTA LIMPA

A experiência da Soluciona no uso de combustíveis limpos teve início neste ano, com a adoção de caminhões elétricos pelo varejo de moda, na região metropolitana de São Paulo, e de caminhões híbridos, com motores que funcionam à base de GNVe diesel, em rotas de longa distância.

A avaliação do desempenho dos novos caminhões será importante para programar o ritmo de incorporação de novos veículos movidos a combustível limpo na frota da Soluciona.