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Sontra Cargo registra R$ 100 milhões no valor total de fretes em seu aplicativo

Publicado em 08/12/2014

Um grupo de jovens empreendedores decidiu apostar no setor de transportes, no Brasil, e desenvolveu uma solução voltada a um mercado que, há 30 anos, permanece sem grandes avanços. Juntos, eles formaram uma gerenciadora de fretes que, por meio de uma plataforma online, promove o encontro entre transportadoras e caminhoneiros autônomos, permitindo a busca de frete em qualquer lugar do Brasil. A Sontra Cargo, com apenas um ano de atividade, alcançou a marca dos R$ 100 milhões no valor de fretes ofertados, com uma base de mais de 8.000 transportadoras, 40 mil caminhoneiros autônomos e cerca de 70 mil fretes ofertados por mês.

Uma operação nova, mas ousada, que emprega 14 profissionais em diferentes áreas, de estagiários a matemáticos. “Além da tecnologia, apostamos na combinação de pessoas mais informação, como diferencial. Trouxemos de um banco de investimentos de Londres um especialista em Matemática e Estatísticas, para a melhoria da análise de dados e a inteligência de nossos algoritmos”, comenta Federico Vega, CEO da Sontra Cargo.

Com uma carreira construída na Europa e no agressivo mercado financeiro, Vega conheceu os entraves do setor de infraestrutura, ao administrar uma carteira formada por grandes clientes desse segmento. Decidiu, então, apostar nos recursos que a tecnologia pode oferecer, para criar uma base de serviços que leve soluções customizadas para os caminhoneiros autônomos de todo País.

Fundos de investimento de capital, como o Criatec do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), investidores e aceleradoras de startups, entre outros, têm fomentado a geração de novas empresas no Brasil. No caso da Sontra Cargo, o suporte veio dos sócios. Além de Vega, outros sócios investidores apostam no sucesso da startup. São ex-executivos do JPMorgan, na Europa, e o ex-presidente da DHL, nos Estados Unidos, Hans Hickler. Desde sua estreia, o aplicativo Sontra Cargo já trouxe upgrades, como a informação do gasto de pedágio e combustível que o caminhoneiro terá com o frete. “Por meio de nosso site, além do caminhoneiro ter uma oferta maior de fretes, tem as informações necessárias para avaliar sua rentabilidade”, explica Vega.

Com a superação dos primeiros objetivos, novos desafios estão sendo desenhados e os sócios se mostram otimistas com o futuro. “A meta é atingir 200 mil caminhoneiros e mais de 40 mil transportadoras cadastradas até dezembro de 2015. Investiremos mais de R$ 4 milhões em tecnologia e parcerias estratégicas para alcançar nossos objetivos”, finaliza Vega.