Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

Sotreq adota app para controle logístico em 34 filias

 

Publicado em 02/01/2020

Com o objetivo de reduzir custos o app para controle logístico foi desenvolvido pela Radix e já mostra resultados positivos

 

Aumentar o controle dos seus processos logísticos era o objetivo da Sotreq, a maior revendedora de máquinas e peças da Caterpillar no Brasil. A ferramenta para isso foi desenvolvida pela multinacional de tecnologia e engenharia Radix que criou o sistema X!Pedition. Inicialmente o propósito era o gerenciamento do Centro de Distribuição de Peças da filial de Sumaré, mas a solução já está sendo utilizado em outras 34 filiais da Sotreq no país.

 

Antes do app para controle logístico

No cenário inicial, os controles dos processos logísticos eram feitos de forma manual pelos colaboradores da empresa.


“Sendo assim, existia uma imperfeição para equalizar os processos físicos e sistêmicos, acarretando perdas de estoque, retrabalho e falta de precisão nos dados gerenciais, o que impactava o planejamento”. Leonardo Leda, gerente na Radix.

 

App para controle logístico reduz custos

O principal objetivo do projeto foi reduzir os custos da operação logística através de um sistema de gerenciamento de armazém (WMS).  Como consequências, obter redução das correções de estoque; aumento da rastreabilidade dos materiais; otimização dos processos do armazém e redução da necessidade de trabalhos manuais.
A solução da Radix foi o desenvolvimento de um aplicativo mobile (Android) para realizar a integração entre os processos cotidianos da operação e o SAP ECC standard. O aplicativo X!Pedition possibilitou otimizar todas as operações logísticas, desde a entrada do material até sua entrega para o cliente. O colaborador confirma uma operação no mobile e o processo é executado automaticamente no SAP, sem a necessidade de acessar o sistema. A construção da ferramenta teve cinco etapas: levantamento do processo, desenho da solução, desenvolvimento, testes integrados e go-live.
O centro da solução utiliza as funcionalidades standard do módulo WM do SAP, como por exemplo, gerenciamento de filas, sendo possível acompanhar quais colaboradores estão efetuando a guarda ou recolhimento e qual a ordem de transporte está sendo executada. Processos como a criação/confirmação de ordem de transporte; criação/atualização de volumes; emissão de nota fiscal; confirmação de entrega para o cliente e digitalização do canhoto da nota fiscal, entre outros, são feitos automaticamente.

 

Primeiros resultados do app para controle logístico

Os resultados imediatos da utilização do aplicativo, foram:

  • aumento de 6% na velocidade de atendimento ao cliente;
  • redução de 30% nas correções de estoque na entrada e 55% na saída;
  • melhora na rastreabilidade do processo; redução da necessidade de controles manuais e impressão de papéis;
  • redução de 30% de horas extras na operação;
  • redução de 78% de discrepância identificada no momento do recolhimento do material;
  • estabelecimento de novos indicadores e métricas de cálculo para eficiência operacional e;
  • aumento na confiabilidade da informação e aumento da satisfação do cliente.

 

Veja também: