Multilog Multilog

Startup Venuxx muda foco de atuação e quintuplica de tamanho

Publicado em 09/09/2021

Empresa registrou expansão expressiva de janeiro a junho e já soma mais de 40 mil entregas focadas na experiência do cliente


Foto: Divulgação

A Venuxx, solução de logística para entregas de alto valor agregado, anunciou que, no último ano, ultrapassou a marca de mais de R$ 10 milhões em cargas transportadas. Atualmente, a startup está presente em quase todo o território nacional – exceto no Acre –, e, entre janeiro e junho, multiplicou o tamanho em cinco vezes.

A startup nasceu em 2016, com a proposta de oferecer serviço de transporte individualizado, feito somente por motoristas mulheres e para atender apenas passageiras. Em função da concorrência acirrada com gigantes como Uber e 99, houve a necessidade de mudar a estratégia, que contemplou a decisão de mudar o foco, antes no consumidor final, para o segmento empresarial e o transporte de cargas com alto valor agregado.

A decisão foi ao encontro das medidas de distanciamento social durante a pandemia de Covid-19, pois muitos lojistas migraram as vendas para os canais digitais.

“As empresas estão cada vez mais usando estratégias diferenciadas para alcançar eficiência de custo e, principalmente, para melhorar a experiência do cliente. E é aqui que entramos, com nossas especialistas, capacitadas e treinadas para realizar a entrega de acordo com a necessidade de cada cliente”, destaca a COO e cofundadora da Venuxx, Gabrielle Jaquier.

De acordo com Jaquier, a Venuxx tem acompanhado esse processo evolutivo do mercado de logística e investido em diversas frentes de inovação para melhorar o processo de entrega no Brasil. Um exemplo é o ship from store, conceito que busca unir lojas físicas e virtuais ao utilizar estoques integrados.

Atualmente, a Venuxx fornece aos contratantes um software customizado para a gestão logística, com otimização de rotas e CRM para a comunicação com os consumidores. Os serviços são prestados em conformidade com as normas e demandas específicas de cada setor ou empresa. “Nós cuidamos de toda a logística, personalizando o atendimento, para que o cliente corporativo tenha tranquilidade para focar no seu core business. Adicionalmente, criamos uma relação mais humana, próxima e descomplicada”, completa a COO

Segundo a startup, os clientes registram, em média, uma melhora de mais de 20% nos indicadores de insucesso e acima dos 30% nos indicadores de NPS (Net Promoter Score), que é a metodologia de pesquisa utilizada para medir a lealdade do consumidor final. Os dados evidenciam a necessidade do mercado de começar a se diferenciar no processo de entrega. Hoje, os principais segmentos atendidos pela Venuxx são joias, cosméticos, moda, tecnologia, chocolates finos.

A Venuxx possui também um olhar para a sustentabilidade. Com uma logística “carbo neutro”, a startup mede e busca neutralizar as emissões de gases de efeito estufa. Isso significa que todos os serviços realizados para os clientes já tiveram o CO2 compensado, o que atende às exigências da sociedade, além de ser um compromisso com a preservação do ecossistema para as atuais e futuras gerações.