LogTalk LogTalk

Still instala rede própria de 5G e aposta em telecomunicações

Publicado em 15/03/2022

Por meio do projeto, objetivo da multinacional alemã é utilizar a rede de dados super-rápidas para projetar cenários de intralogística mais inteligentes e conectados com o futuro

Por Redação


Foto: Divulgação

Para participar de projetos de pesquisa, desenvolver produtos inovadores e implementar uma fábrica inteligente, a Still criou agora a própria rede 5G na sede da empresa de intralogística em Hamburgo (Alemanha). De acordo com a companhia, o objetivo é preencher a lacuna de produtividade entre veículos autônomos e o trabalho humano, bem como tornar os dispositivos ainda mais inteligentes. 

“A rede 5G, com a qual voltamos a reforçar a nossa capacidade de inovação, uma vez que o 5G ainda não está amplamente difundido na indústria, irá, por um lado, ajudar-nos a levar os processos logísticos de execução autônoma a um novo patamar para os nossos clientes. Para chegar nesse resultado, viemos participando há vários anos de vários projetos de pesquisa internacionais que exploram a ideia da indústria 4.0”, diz Ansgar Bergmann, especialista em dados e redes da Still, descrevendo os motivos mais importantes para instalar a rede 5G da própria empresa.

“Por outro lado”, de acordo com o especialista, “otimizaremos nossa produção com tecnologia de transmissão de dados super-rápida. No futuro, robôs de produção e pessoas poderão trabalhar juntos sem problemas no sentido de 'fábrica inteligente' graças à comunicação sem fio rápida.”

INÚMERAS ABORDAGENS TECNOLÓGICAS COM 5G 

Particularmente interessantes, segundo Ansgar Bergmann, são os aspectos de desempenho e confiabilidade do 5G, pois é um espectro de frequência licenciado para o usuário. “Isso é interessante, por exemplo, na logística interna ao integrar sistemas de transporte sem motorista. Assim, o operador é mais bem auxiliado do que era possível anteriormente com WLAN. Frotas AGV inteiras podem ser coordenadas em tempo real e os dados de controle e rota podem ser gerenciados em um edge cloud da empresa”, diz o especialista.

Outras aplicações possíveis incluem robótica, colaboração entre humanos e máquinas e processos de imagem para reconhecimento de ambiente.

MUITOS CENÁRIOS NOVOS SERÃO POSSÍVEIS NA INTRALOGÍSTICA 

As abordagens da indústria 4.0 também são visivelmente impulsionadas pela tecnologia 5G. Isso otimiza a passagem de sistemas clássicos para sistemas totalmente automatizados porque a Indústria 4.0 é baseada principalmente em processos de tecnologia de dados, e são precisamente estes pontos que são suportados pelo 5G. Todos os sistemas e produtos na área de automação, transparência de processos, pagamento por uso, manutenção preditiva ou consultoria serão ainda mais avançados pelo 5G.

PROJETOS DE PESQUISA PARA FUTUROS PROCESSOS LOGÍSTICOS 

Novas visões, especialmente aquelas baseadas em “machine learning”, para as quais este impulso de transferência de dados é direcionado, em breve serão implementadas pela Still em tecnologia real existente. Para isso, a empresa com sede em Hamburgo está envolvida em vários projetos de pesquisa internacionais, como o projeto ARIBIC. O objetivo é aproveitar melhor os dados que os veículos autônomos (AGVs) coletam por meio de seus sensores e câmeras durante seus trajetos pelo armazém.  

Por exemplo, são criados gêmeos digitais do ambiente que processam informações relevantes em tempo real. “Esses processos geram enormes quantidades de dados que devem ser transmitidos em altíssima velocidade. Sem nossa nova rede de dados 5G, algumas abordagens não seriam possíveis. As tecnologias anteriores costumam ser bastante suscetíveis a interferências, o que dificulta nosso trabalho", diz Ansgar Bergmann.

NOVO PROJETO EMBLEMÁTICO DO CAMPUS-OS 

Há apenas algumas semanas, no início de 2022, foi lançado o projeto “Farol CampusOS”, que será financiado pelo Ministério Federal da Economia e Tecnologia com 18,1 milhões de euros nos próximos três anos. Seu objetivo é construir um ecossistema modular para redes de campus 5G abertas com base em tecnologias de rádio abertas e componentes de rede interoperáveis. Destina-se a ajudar a fortalecer a soberania digital das empresas alemãs.? 

Para tanto, estão sendo avaliados diversos cenários de operação regular em parceiros de projetos industriais.

“Esta será a primeira vez que nossa nova rede 5G será testada e servirá como base de comparação para outras soluções. Tenho certeza, no entanto, de que nosso sistema passará neste teste com louvor. Por meio dessas atividades, a Still também expandirá sua expertise para assessorar seus clientes neste campo da tecnologia.” – Ansgar Bergmann, especialista em dados e redes da Still.