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Store Automação agrega nova funcionalidade ao seu TMS para atender a obrigatoriedade MDF-e

 

Publicado em 11/03/2014

Módulo desenvolvido pela fornecedora de softwares orientados ao setor logístico facilita o processo de autorização junto à Sefaz, bem como a guarda do documento de forma eletrônica 

Pensando em atender seus clientes de ponta a ponta, a Store Automação incluiu no seu sistema de TMS (Transportation Management System) uma nova funcionalidade que permite estar em conformidade com a obrigatoriedade MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais), que tem como finalidade agilizar o registro em lote de documentos fiscais em trânsito e identificar a unidade de carga utilizada e demais características do transporte.

Em vigor desde janeiro deste ano, a MDF-e tem como objetivo a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico que substitua a sistemática de emissão do documento em papel. Com validade jurídica garantida pela assinatura digital do emitente, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco, o documento deve ser emitido por empresas prestadoras de serviço de transporte.

A Sefaz definiu quatro datas para que as empresas entrem em vigor com a obrigatoriedade. Em janeiro, as empresas transportadoras que atuam no modal rodoviário, aéreo e ferroviário. Já em fevereiro foi a vez das empresas emitentes de Nota Fiscal Eletrônica, que são os embarcadores. Para julho estão previstas as empresas que atuam no modal rodoviário, não optantes pelo Simples Nacional e empresas que atuam no modal aquaviário. Por fim, outubro é mês dedicado às companhias que atuam no modal rodoviário, optantes pelo Simples Nacional.

Com uma parametrização no sistema TMS da Store, as empresas, tanto as transportadoras, como as embarcadoras, têm o processo de emissão do MDF-e simplificado. Para as transportadoras, é só escolher os conhecimentos de transporte que foram emitidos, relacionar no manifesto e solicitar a autorização junto à Sefaz, que devolverá o MDF autorizado. No caso das embarcadoras, é só escolher os documentos (Notas Fiscais Eletrônicas) que poderão ser facilmente integradas no sistema, relacionar no manifesto e solicitar a autorização junto à Secretaria da Fazenda.

Para facilitar o processo de autorização junto ao Fisco, a Store conta com o parceiro NDDigital, que realiza todo o processo e a guarda dos documentos eletrônicos. “Buscamos ofertar ao mercado produtos consolidados e reconhecidos que primam pela eficácia de toda a cadeia de distribuição, por isso estamos atentos ao mercado logístico para propor alternativas quer agilizem o processo do cliente”, finaliza o presidente da Store Automação, Wagner Tadeu Rodrigues.

 

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