LogTalk LogTalk

Store Automação oferece consultoria inteligente para Logística Reversa

Publicado em 06/05/2013

Empresa desenha processos de opeções de coleta, transporte, manuseio e retroprocessamento de materiais 

 

Para apoiar os processos de Logística Reversa, a Store Automação, fornecedora de softwares orientados à logística, está ampliando seu escopo de atendimento através de uma oferta de consultoria inteligente para os processos de coleta, transporte, manuseio e retroprocessamento de materiais.

De acordo com a companhia, assim como a eficácia da logística de distribuição deve ser mensurada em todos os processos, compreendendo armazenagem, separação, formação de cargas, expedição e efetivação de entrega, a logística reversa segue o mesmo parâmetro. A complexidade desta, porém, advém da movimentação dos resíduos de pós-venda e pós-consumo, que requerem a contratação de empresas especialistas nos processos.

“O trato de produtos que necessitam de alguma assistência técnica, como serviços de pós-vendas ao cliente, suporte de peças de reposição, embalagem, reaproveitamento, armazenagem e administração de devoluções geram fluxos inversos muito complexos”, explica o presidente da Store Automação, Wagner Tadeu Rodrigues.

Para prover as estruturas necessárias para a reversibilidade há que se analisarem as características distintas de cada operação. É nesta etapa que a oferta de consultoria de Store agrega valor e formatação aos processos através de seu know how em fornecer ferramentas sistêmicas. “Desenhamos todo o processo das operações, que incluem da gestão do retorno de restos internos e externos do produto ou do processo produtivo, reciclagem de recursos e operação do fluxo de contenedores e embalagens”, pontua Rodrigues.

As tecnologias para a execução dos projetos de Logística Reversa devem ser as mesmas dos demais segmentos logísticos: WMS (Warehouse Management System), TMS (Transportation Management System) e Fretes Embarcador, porém com a inteligência e escopo abrangente para tais operações específicas.

“Todos os setores da indústria e comércio estão diretamente envolvidos na cadeia reversa logística dentro das suas obrigações sócio-ambientais, mas o grande diferencial pode ser atingido na terceirização dos processos com a especialização de transportadoras e operadores logísticos, transformando verticais de processos em serviços especializados”, finaliza Rodrigues.