Assinatura Premium Assinatura Premium

TA investe em soluções para conferência eletrônica de carga

Publicado em 22/05/2012

Ao utilizar os produtos da Intermec, como as impressoras para gerar etiquetas com códigos de barra, a Transportadora Americana registrou maior agilidade em suas operações

Com foco nas entregas por todo território brasileiro atrelando qualidade, segurança e rapidez, a Transportadora Americana (TA), especializada em transporte rodoviário de carga, implantou equipamentos de uso diário, como impressoras robustas para gerar etiquetas com códigos de barra. Com a grande demanda e com a aquisição de novos equipamentos para o trabalho diário, registrou melhora nos processos operacionais. A TA Holding possui 43 unidades e três mil colaboradores. 

A Transportadora Americana nasceu em 1941 e trabalha com carga seca e fracionada. No início, começou com tecidos e hoje atua em diversos segmentos, expandiu seus negócios, atuando também com logística e armazenamento (com a TA Logística), no modal aéreo (através da Wind Express e a TA Express) e a Universidade do Transporte, unidade corporativa que ministra cursos internos e externos. 

Por este motivo, com toda essa bagagem tecnológica, o gerente de sistemas da TA, Dalton Vecchini, adotou o conceito dos serviços terceirizados, tanto para o fornecimento de equipamento e insumos, como para a manutenção das tecnologias. Sem perder o foco em seu ‘core business’, a TA investiu em 60 impressoras da Intermec – empresa especializada em desenvolver soluções de transmissão de dados entre a cadeia de suprimentos. Com isso foi possível obter os benefícios dos serviços de integração e manutenção da Solumax Soluções e Tecnologia, parceira da Intermec.

 Há mais de 10 anos a TA investe em automação. Com a crescente demanda de clientes que exige maior confiabilidade e precisão, a Transportadora visualizou a necessidade de identificar os volumes a serem transportados com códigos de barras em suas etiquetas. Foi neste instante que iniciou a busca por uma empresa que tivesse comprometimento com os planos, além de solidez, seriedade e confiabilidade. “Encontramos na Intermec uma grande vontade de fazer o projeto acontecer principalmente no pós-venda, quando precisaríamos de maior suporte e funcionamento ininterrupto dos equipamentos. A empresa demonstrou um forte espírito de parceria, além de uma proposta com valores viáveis”, completa o gerente.

 

Alta tecnologia - No quesito de inovação e tecnologia, Dalton destaca a TA como uma das empresas que mais investe continuamente em tecnologia e inovação. O rastreamento da carga e a atualização destas informações nos sistemas da empresa permitem seu acompanhamento por parte dos clientes. “Identificamos as caixas com etiquetas contendo códigos de barras, e para esta etiquetagem, precisávamos munir as filiais com impressoras específicas”, explica. 

Para o Gerente de Contas de Canais da Intermec, Rubens Lima, a solução completa oferecida pela Intermec só foi possível graças à parceria com a Solumax. “Devido a uma maior preocupação, ou seja, o suporte constante dos equipamentos, foi de fundamental importância essa forte junção entre Intermec e Solumax com o objetivo focado em dar toda assistência e suporte para a TA”, pontua Lima. 

Benefícios - Entre os benefícios desta parceria, a TA destaca a vantagem de não precisar investir em equipamentos próprios, em equipe especializada para a manutenção e em viagens às filiais para dar suporte às soluções. Também eliminou a preocupação com impressoras, configurações, insumo, problemas com manutenção, quebras, entre outras, podendo focar em novas estratégias para seus processos.  “As impressoras permanecem nos escritórios e nas plataformas, chão de fábrica. Ou seja, é utilizada a todo instante e em locais distintos”, comenta Dalton. 

“A tecnologia Intermec garante a melhoria nos serviços da TA, aumentando sua competitividade no mercado. Isto porque, este tipo de serviço permite à empresa concentrar seus recursos e esforços na sua própria área produtiva, gerando eficiência em suas ações, economia de escala com a eliminação de desperdícios e consequentemente aumentando seus lucros”, explica Luiz Eng, diretor de vendas da Intermec.  

A impressora escolhida, a PD41, possui capacidade para a impressão de até 4.000 etiquetas por dia. A vantagem fica por conta da sua característica ‘smart’ (que suporta aplicações rodando diretamente nela), facilidade na troca da cabeça de impressão e abastecimento de Ribbon e Etiquetas, bem como o preço da cabeça de impressão acessível e a construção da impressora em metal. A TA adquire da Intermec, cerca de 880.000 etiquetas/mês que resultam em 370 rolos de etiquetas.

 

Integração e pós-venda

Após a implantação ter sido realizada, a Solumax mantém os serviços de manutenção, dando todo o suporte aos equipamentos e às necessidades da TA. De acordo com o diretor da Solumax, Paulo Moratore, a integradora disponibiliza uma página na web com uma área de assistência técnica, especialmente para suprir, via online, qualquer eventualidade que possa acontecer. 

Ao utilizar a web como ferramenta facilitadora, é possível ter mais agilidade e rapidez para diagnosticar qualquer cenário que possa vir a ocorrer. Um serviço diferenciado que atrela a tecnologia e consegue suprir as necessidades. “Esta é uma ferramenta que garante à transportadora mais agilidade para a resolução de problemas técnicos, evitando assim interrupções e falhas em seus processos de conferência”, completa Moratore. 

Dalton Vecchini acrescenta que a expectativa da TA com a utilização das soluções da Intermec era de ser bem atendido e evitar preocupações com equipamentos e insumos, o que foi plenamente alcançado. “Estamos satisfeitos, pois a parceria nos trouxe tranquilidade e confiança para que pudéssemos focar na reformulação e modernização de nossos processos internos com o objetivo de sempre melhorar o atendimento aos clientes”, finaliza Vecchini.