Assinatura Premium Assinatura Premium

TA tem novo sistema automatizado para conferência de cargas

Publicado em 15/03/2012

A TA, Transportadora Americana, automatizou todo seu sistema de conferência de cargas. De acordo com a empresa, a solução adotada é a utilização de etiquetas com código de barras e leitores ópticos para gerar informações atualizadas ao sistema de controle a agilizar o fluxo das cargas dentro de seus terminais.

“Cada carga manuseada na TA passa por quatro etapas de conferência – da chegada ao centro de distribuição à sua saída para o respectivo destino. Todas essas etapas passam, então, a ser eletrônicas, aumentando ainda mais o controle e a agilidade em cada processo”, destaca Dalton Vecchini, gerente de Tecnologia da TA.

O investimento para a transição do sistema foi de R$ 2 milhões, envolvendo aquisição de equipamentos, desenvolvimento do sistema, inserção das mudanças e treinamento de pessoal. Todo o processo consumiu 1.200 horas de trabalho e pesquisa na empresa.

O software próprio que controla todo o sistema opera com banco de dados Oracle em plataforma Microsoft e os dados são obtidos com coletores Intermec. O projeto de automação está em fase final de implementação na planta piloto, na matriz da empresa, em Americana (SP).

Depois, o projeto segue para as demais unidades, em cronograma que prevê oito centros de distribuição nas maiores filiais da TA até o final do ano. “Vamos ganhar em produtividade, maior confiabilidade do sistema e uma dinâmica operacional mais inteligente em cada unidade”, acrescenta Dalton.

A TA tem 43 filiais que atendem as regiões Sul e Sudeste com uma frota de 1.250 veículos. O faturamento bruto da empresa em 2011 foi de R$ 251.550.000,00.