Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

Tarsia Gonzalez promove avanço para a Transpes com processos otimizados e inovadores

 

Publicado em 30/11/2016

As práticas implantadas pela empresária fizeram a empresa ser premiada por três anos consecutivos no Guia Melhor Empresa para se Trabalhar no Brasil

Sendo a logística um ramo predominantemente masculino, ter uma mulher no cargo de Presidente do Conselho Administrativo é um feito que dá à Transpes um valor especial. Dessa forma, Tarsia Gonzales se tornou uma referência nacional por ser uma das únicas mulheres a desempenhar tal função. E o sucesso é evidente: os processos implantados pela empresária viabilizaram a conquista do prêmio “Melhor Empresa para se Trabalhar no Brasil”, entregue pela revista Você S/A, por três anos consecutivos.

Tarsia ingressou na empresa aos 16 anos, em 1986. Com inúmeros projetos de reestruturação e melhorias, as mudanças propostas por ela geraram avanço e reconhecimento para a Transpes. Em 2015, Tarsia assumiu a presidência do Conselho e no ano seguinte implantou o Projeto Melhores ideias, que objetiva estimular a participação de qualquer colaborador que deseje contribuir com ideias e soluções inovadoras.

A empresária faz questão de pontuar que o sucesso da companhia não foi um trabalho feito a duas mãos e sim de toda a família Gonzales. “Meu pai criou a companhia, que tem até hoje sua marca e seu coração, e meus dois irmãos levaram adiante esse projeto. Eu sou apenas um pilar, mas considero que cada um de nós teve sua importância fundamental para construir as bases do que a Transpes é hoje”, afirma. Para ela, a dificuldade de ter atuação feminina nos conselhos se dá pela pouca abertura do capital das empresas. No Brasil, mais de 90% das empresas são familiares, o que dificulta ainda mais o processo.

Tarsia, que se considera uma visionária, sempre teve o objetivo de promover mudanças por meio da implantação de soluções estratégicas. Partiu dela a ideia de iniciar processos de aperfeiçoamento, abrir ouvidorias, serviços de atendimento psicológico e implantar projetos como o Vitória Day, um dia em que a empresária almoça no refeitório da empresa e escolhe alguns funcionários para conversar. “Aprende-se muito com as pessoas”, diz Tarsia.

A experiência dela em gestão de pessoas acarreta a implantação de práticas inovadoras que atraem, retém e engajam talentos de alta performance e focam no suporte às lideranças. “Nós ganhamos em produtividade porque as pessoas trabalham felizes”, explica. Tais ações levaram a empresa a conquistar por três vezes consecutivas o prêmio do Guia As 150 Melhores Empresas para se Trabalhar do Brasil: em 2014 como Revelação e Melhor em Logística e como a Melhor Empresa do Setor de Serviços em 2015. Este ano, uma pesquisa feita pelo IFT (Índice de Felicidade de Trabalho, critério mais importante do Guia) teve resultado inédito de 100% de satisfação dos funcionários e deu à Transpes o prêmio de Melhor Empresa.

 

Veja também: