Multilog Multilog

Taxa de vacância em condomínios logísticos tem ligeiro aumento no primeiro semestre de 2013

Publicado em 01/11/2013

Mercado recebeu mais de 600 mil m² de janeiro a junho deste ano, segundo levantamento da Herzog Imóveis Industriais e Comerciais

O mercado de condomínios industriais e logísticos de São Paulo demonstrou sinais de estabilidade no primeiro semestre deste ano. A vacância que encerrou 2012 com taxa de 18,26%, diante dos 1.318.000 m² entregues, se manteve praticamente a mesma de janeiro a junho deste ano, alcançando 18,95%, diante da incorporação de 664.782 m² de novos empreendimentos no mesmo período, de acordo com estudo realizado pela Herzog Imóveis Industriais e Comerciais - companhia especializada na administração e comercialização desse tipo de empreendimento.

A média de valores para locação dos imóveis com esse perfil, que no ano passado girou em torno de R$ 22,95/m², apresentou queda singela no primeiro semestre deste ano, com preço de aproximadamente R$ 22,92/m². “Mesmo diante de alguns sinais negativos na economia, não houve aumento significativo da taxa de vacância, o que contribuiu para a estagnação dos preços”, explica Simone Santos, diretora de serviços corporativos da Herzog.

Atualmente, o estoque de condomínios industriais e logísticos é de 5,5 milhões de metros quadrados,  distribuídos entre a capital paulista, Grande São Paulo e  cidades do interior localizadas num raio de até 150 km. De acordo com o levantamento, a expectativa é que o setor receba 965 mil novos metros quadrados durante o segundo semestre.

A executiva explica ainda que o cumprimento dos prazos na entrega dos empreendimentos depende diretamente do cenário econômico. “O setor continua lucrativo e sendo aposta de muitos investidores, porém existe a possibilidade de atraso em alguns cronogramas, que podem ser estendidos até 2014, dependendo do desempenho da economia nos próximos meses”, comenta Santos.