Assinatura Premium Assinatura Premium

TCP implanta nova base de logística em Araucária

Publicado em 31/10/2014

Subsidiária do TCP, dedicada a serviços de integração da cadeia logística, chega à cidade como alternativa para o transporte de cargas que vem do Sul do Paraná

O TCP Log, subsidiária dedicada a serviços de integração da cadeia logística com transporte intermodal do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), implantou, recentemente, sua segunda base intermodal no Estado do Paraná. Localizada na cidade de Araucária, a nova base tem como objetivo atender clientes do Sul do Paraná, em especial nos setores de cargas florestais e porcelanato, oferecendo serviços de armazenagem, estufagem, estrutura para carregamento e descarregamento de contêineres, pátio para contêineres e transporte desde e até o Porto de Paranaguá.

A implantação do TCP Log na cidade de Araucária ocorre em parceria com o Van Moer Group, empresa belga especializada em logística. O TCP é responsável pela gestão completa da operação, que, desde agosto, realiza o transporte rodoviário de madeira proveniente do Sudoeste do Paraná. A operação por ferrovia, realizada em parceria com a Brado Logística, tem previsão de início até o final de 2014 e será outro atrativo para os clientes da região.

Segundo Juarez Moraes e Silva, diretor-superintendente Comercial do TCP, a abertura da base em Araucária é estratégica para o Terminal. A iniciativa expande para além dos limites do Porto de Paranaguá a atuação do TCP, que planeja novas bases em importantes regiões paranaenses. “A implantação permite que o TCP atenda a região Sul e Sudoeste do Paraná, tornando-se mais competitivo em relação a outros portos. Oferecemos infraestrutura e custos mais atraentes, com a mesma qualidade do serviço oferecido em Ponta Grossa, nossa primeira base, transferindo ganhos a toda a cadeia produtiva.”

O executivo destaca, ainda, que um dos grandes diferenciais do TCP Log é contar com a única conexão direta entre o porto e a ferrovia, nos Estados do Paraná e Santa Catarina, movimentando, hoje, mais de 6.000 contêineres/mês. “Nosso objetivo é operar acima de 9.000 contêineres/mês por ferrovia, em 2015, e incluir o segmento de porcelanato e a importação entre os serviços oferecidos pelo TCP log.”

A criação de novas bases intermodais em sua região de influência (Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) faz parte do plano de ampliação e modernização do TCP, iniciado em 2011. Com isso, o Terminal quer aumentar seu portfólio de serviços e prevê a implantação de uma nova base intermodal com o foco em importação, em Curitiba, ainda neste ano.