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Tecnologia auxilia a operação de grandes varejistas

Publicado em 11/08/2021

De cálculo de frete a análises variadas, empresas optam por ferramentas para reduzir custos e melhorar experiência do consumidor


Foto: Divulgação

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, a logística pode ser um grande desafio para as empresas. Um desses obstáculos é o valor do frete, que atinge valores mais altos por causa por causa das longas distâncias, bem como pela variedade de modais e produtos.

Segundo uma pesquisa feita pela Intelipost, em parceria com o E-commerce Brasil, o valor do frete e a confiabilidade de marca são os principais fatores de compra para 62% dos consumidores omnichannel. Nesse cenário, as empresas têm investido em tecnologias que auxiliam na operação logística.

COTAÇÃO DE FRETE INTELIGENTE

O valor do frete para o consumidor final depende das variáveis de custos de frete. Por meio da tecnologia de cálculo de frete automatizado da Intelipost, é possível obter a melhor escolha de transportadora para cada envio, reduzindo custos e otimizando a oferta de frete para os consumidores.

Na ferramenta, o usuário pode realizar cotações por produto ou por volume acessando qualquer tabela de fretes, incluindo Correios, em tempo real. Além disso, a Intelipost afirma que é possível definir restrições e modificar os resultados do cálculo, incluindo preço, prazo e métodos de envios disponíveis, bem como simular cenários visando a otimização da estratégia de fretes.

OPERAÇÃO/DESPACHO

Depois que um cliente faz uma compra, começa todo um processo para que o pedido seja despachado do centro de distribuição. Algumas empresas ainda fazem isso à mão, mas é possível contratar empresas que automatizam o processo, com geração de etiquetas e documentos necessários para o transporte, e garantem um aumento na eficiência e na agilidade do despacho.

SEPARAÇÃO E ROTEIRIZAÇÃO

Empresas como a AgileProcess trabalham para otimizar e economizar até 30% com as entregas, por meio de uma tecnologia inteligente que ajuda a definir a ordem e o trajeto das entregas, criando rotas mais assertivas. Baseada nas características das mercadorias e dos veículos, a separação das cargas pode ser feita automaticamente, o que otimiza o uso da frota e reduz os custos com a frota parada. A roteirização é uma ferramenta que entrega visibilidade em tempo real para toda a operação.

ENTREGA/REVERSA

Atualmente, um dos principais problemas do e-commerce é a falta de visibilidade na entrega. Nem todas as plataformas de vendas online mantém sistemas integrados ao das transportadoras, o que gera atraso na atualização dos status de transporte das compras.

Para evitar isso e futuras reclamações no SAC, a Intelipost possui um sistema que permite visualizar a operação em tempo real e, ainda, tomar decisões estratégicas com base em indicadores que a ferramenta oferece direcionada ao tipo de negócio. Por meio disso, o consumidor final é informado sobre o status do pedido e tem a experiência de compra otimizada.

A reversa, que é quando um consumidor precisa realizar a troca ou a devolução de um produto, também pode ser um problema – tanto para o consumidor, que pode ter dificuldade de solicitar o serviço, quanto para a empresa, que pode não estar preparada para atender os clientes. Nesse caso, a ferramenta oferece automações para que o processo seja mais simples e não deixe impressões negativas nos consumidores.

Para manter a segurança de consumidores e entregadores durante a pandemia, algumas soluções em entrega foram pensadas e desenvolvidas para evitar o contato durante a entrega. É o caso do NoTouch, desenvolvido pela AgileProcess, que permite comprovar a entrega por meio de um QR Code sem que o entregador e o consumidor precisem pegar o celular um do outro para assinar o recibo. Antes disso, o Zeropaper já estava em operação para substituir os canhotos de papel, evitando desperdício de papel no processo de comprovação de entregas e coletas.

ANÁLISE ESTRATÉGICA DA OPERAÇÃO

Hoje, já existem tecnologias que ajudam os gestores a olhar os processos empresariais de maneira mais crítica para tomar as melhores decisões. Essas tecnologias geralmente precisam ser contratadas por fornecedores especializados porque desenvolver isso do zero daria muito trabalho para os e-commerces – no caso de uma pequena empresa, não seria financeiramente viável.

Essas ferramentas inteligentes, como as da AgileProcess e Intelipost, permitem ter uma visão mais profunda da operação logística e geram dados para apoiar a tomada de decisão. Além disso, a falta de um padrão tecnológico entre as transportadoras torna toda a operação logística ainda mais complexa. Por isso, grandes varejistas optam por contratar softwares que simplificam a operação, ajudam na redução de custos e possibilitam o acesso a relatórios de acompanhamento para todas as entregas, melhorando a gestão e a informação dada aos clientes, o que também melhora o índice de satisfação.