Multilog Multilog

Tecnologia de radiofrequência melhora qualidade dos serviços GEFCO

Publicado em 18/06/2012

Projeto virou case e será ser apresentado na 3ª Conferência de Transportes Nacional e Internacional

 Investir continuamente em novas tecnologias que diminuam as perdas e os atrasos nas operações logísticas. Essa foi a forma que a GEFCO Logística encontrou para se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo.

Um exemplo disso é a utilização, desde 2010, de um projeto de radiofrequência com atualização em tempo real do sistema logístico para o pátio de veículos administrado pela GEFCO em Porto Real (RJ).  Com um investimento de cerca de R$ 900 mil, o projeto envolveu 60 pessoas e levou aproximadamente um ano entre concepção, aprovação, execução e implementação.

A iniciativa, pioneira no setor automotivo no Brasil, permitiu que a GEFCO acompanhasse o crescimento da PSA Peugeot-Citroën no país, por meio de verificação em tempo real do estoque, diminuição do tempo de realização do inventário e expedições mais rápidas.

O pátio, com área de 500 mil m² e movimentação diária de dois mil veículos, passou a contar com um sistema de leitura por radiofrequência dos carros e vagas previamente etiquetadas. Por meio de uma rede sem fio dedicada à operação, cada veículo passou a receber uma etiqueta inteligente com informações como descrição, entrada, destino, entre outras. As etiquetas enviam estes dados aos equipamentos de leitura, que por sua vez os enviam ao WMS (Warehouse Management System), garantindo agilidade, segurança e confiabilidade da operação.

Com o projeto de radiofrequência, a GEFCO conseguiu um ganho de 47% no tempo de realização do inventário de veículos, e hoje possui uma capacidade de inventariar 2.020 veículos/hora; expedições 25% mais rápidas; um transit time em pátio de 95% a 99%, comparados aos 80% anteriores; diminuição de desvios de inventários para 0,02%; maior facilidade de gestão de equipes, com o controle da produtividade/operador, entre outras vantagens que otimizaram a operação.

Para Guillaume Escure-Herpin, gerente de performance logística da PSA América Latina, “o sistema de radiofrequência trouxe muitos ganhos à operação da montadora. As operações estão acontecendo com muito mais agilidade e em tempo real, garantindo a confiabilidade do estoque, o que, em se tratando de veículos é importantíssimo frente ao valor do produto.”

A implantação do sistema foi expandida para todos os pátios da GEFCO no Brasil e se transformou no case “Solução Integrada de Supply Chain para a Distribuição de Veículos”, que será apresentado na 3ª Conferência de Transportes Nacional e Internacional.

O evento reunirá os principais executivos do setor logístico do país para discutir os desafios do transporte multimodal. A presença da GEFCO na conferência reforça a posição da empresa entre as que contribuem para o desenvolvimento do mercado brasileiro com soluções diferenciadas e inovadoras.