Assinatura Premium Assinatura Premium

Tecnologia de transporte da RaiaDrogasil é reconhecida em prêmio global

Publicado em 06/06/2022

Varejista foi uma das vencedoras do Spotlight on Innovation Awards de 2022, premiação internacional de Supply Chain promovida pela Manhattan Associates

Por Redação


Foto: Freepik

A RaiaDrogasil (RD) foi nomeada líder em inovação de tecnologia para transporte no Spotlight on Innovation Awards de 2022, reconhecimento global de Supply Chain promovido pela Manhattan Associates. O prêmio destaca empresas que impulsionam a inovação, a sustentabilidade e melhoram a experiência do cliente com as soluções em tecnologia da Manhattan.

Neste ano, o evento ocorreu na Flórida (EUA) e reuniu mais de 1 mil executivos de algumas das principais empresas do mundo.

A RaiaDrogasil foi a primeira empresa no mundo a implementar o Manhattan Active Transportation Management. Ao integrar a solução para transporte ao sistema de gerenciamento de armazém (WMS) da Manhattan, a companhia conseguiu padronizar todos os processos nos centros de distribuição e aumentar a visibilidade dos dados em tempo real para a tomada de decisões.  Também foi possível criar sinergias entre os principais negócios B2B e a nova iniciativa digital B2C.

O investimento na tecnologia integrada ajudou a empresa a atingir, no primeiro trimestre 2022, R$ 656,1 milhões de receita em canais digitais, um crescimento de 51,2% sobre o mesmo período do ano anterior. Com o TMS omnichannel, um dos principais ganhos para a RaiaDrogasil é ter, em um único sistema, o suporte para todos os canais: lojas, e-commerce e marketplace.

Segundo Erivelton Oliveira, diretor executivo de Supply Chain da RaiaDrogasil, o papel da logística está caminhando para um outro patamar, por ser um dos temas mais importantes para a geração de valor para o cliente.

“Com a pandemia, vimos acelerarem algumas transformações, como a digitalização dos nossos clientes.  A venda do Digital, que antes representava menos de 2% da receita, agora, já é superior a quase 10%. Quando isso acontece nessa velocidade, todo o sistema é colocado à prova, mas nós tínhamos vantagens competitivas importantes, como um “compre e retire” bem estruturado, o que ajudou muito na digitalização. Com uma estrutura extremamente complexa, que considera 11 centros de distribuição, mais de 2.500 farmácias e mais de cinco mil fornecedores em nosso rol, em todas as frentes, contar com as soluções da Manhattan representou contar com a eficiência estratégica que precisávamos para manter a qualidade dos nossos serviços e continuar crescendo.” – Erivelton Oliveira, diretor executivo de Supply Chain.

"Acreditamos que, para que a Manhattan tenha sucesso, nossos clientes e o setor como um também precisam ter. Estamos comprometidos em fornecer soluções que permitam que nossos clientes ofereçam a experiência aprimorada que os clientes deles esperam", disse Bob Howell, vice-presidente sênior para as Américas da Manhattan Associates. “Esses prêmios nos dão a oportunidade de reconhecer quem está empurrando a indústria e o comércio para a frente.”