Assinatura Premium Assinatura Premium

Tecnologia é aliada na operação logística de medicamentos, diz gerente de qualidade da RV Ímola

Publicado em 23/07/2021

Etapas como transporte e armazenamento são otimizadas por meio do uso de ferramentas adequadas, que garantem a execução correta das operações, evita desperdícios e auxilia no bom desempenho financeiro das empresas


Foto: Divulgação

A seriedade – e a urgência – do setor de medicamentos exige que todo o processo, da produção ao consumidor, tenha um rígido controle de qualidade. Por isso, a RV Ímola, empresa brasileira de logística de medicamentos, utiliza a tecnologia como aliada na operação, com o intuito de otimizar processos e garantir a qualidade.

Cada ferramenta tecnológica é aplicada de acordo com a necessidade da operação. Um exemplo é o uso do QR Code: o recurso permite o controle de diversas informações como lote, validade etc.

“O setor vem se aprimorando e investindo em todas as áreas. No caso da RV Ímola, que atua com itens diretamente ligados à saúde, todos os recursos são otimizados. Isso garante mais confiabilidade e reduz erros de separação e expedição.” – Adriana Oliveira, gerente de qualidade da RV.

No transporte, os veículos devem possuir equipamentos que promovem a temperatura ideal para a carga, garantindo a integridade dos produtos de acordo com as exigências legais. “Além disso, ter equipamentos rastreadores que possam ser operados por meio de modernas ferramentas, oferecem mais segurança do trabalho”, relata Adriana.

O armazenamento também é outra etapa que possui infraestrutura complexa. Desde o recebimento do material, o controle das exigências de cada carga garante a refrigeração ideal. Além das normativas que regem as operações de logística de saúde, o uso correto da tecnologia garante a segurança dos medicamentos, além de evitar possíveis perdas financeiras para um hospital, por exemplo.

Outro ponto de destaque é o estoque. A gerente de qualidade da RV Ímola aponta que a utilização de tecnologia ajuda a manter o estoque ideal. “Isso revela a importância do investimento financeiro que as empresas de logística de medicamentos tem feito no apoio aos hospitais a manter estoques adequados, oferecendo locais ideais para armazenagem e ferramentas que auxiliam na gestão dos materiais”, completa Adriana.