Multilog Multilog

Tecnologia para armazenar e movimentar cargas pode melhorar a qualidade de vida dos colaboradores

Publicado em 04/10/2023

De acordo com técnico de segurança de trabalho da INVENT, muitos sistemas de armazenagem ajudam os funcionários a assumirem uma postura correta; um exemplo é o sistema de armazenagem em carrossel

Por Redação


 Muitos sistemas de armazenagem ajudam os funcionários a assumirem uma postura correta (Foto: Divulgação)

Metodologia de trabalho eficiente para reduzir as possibilidades de lesões por esforços repetitivos e de distúrbios osteomusculares nas operações logísticas. É o que propõe Eduardo Andrade, técnico de Segurança de Trabalho da INVENT, ressaltando a adoção de um sistema organizado que contemple ações como revezamento de funcionários, pausas durante o trabalho, aperfeiçoamento nos postos de trabalho, projetos ergonômicos bem orientados e educação do próprio trabalhador sobre práticas saudáveis de trabalho.

De acordo com Andrade, muitos sistemas de armazenagem ajudam os funcionários a assumirem uma postura correta. Um exemplo é o sistema de armazenagem em carrossel que, por ser rotacional, não exige que o trabalhador fique se agachando para apanhar algum produto em operações de picking.

“É fundamental orientar o colaborador a assumir a postura adequada e condicioná-los a suportar determinadas cargas de trabalho. Embora isso não extinga definitivamente as possibilidades de lesões, reduz bastante a sua incidência”, explicou

Entre os principais problemas de saúde nas atividades no setor de logística estão acidentes rodoviários, distúrbios osteomusculares, exposição a substâncias perigosas: fatores psicossociais e demais problemas de saúde relacionados ao trabalho.

Segundo o técnico de Segurança do Trabalho, as empresas do setor devem investir em treinamento contínuo, fornecer equipamentos de proteção individual adequados, promover uma cultura de segurança e bem-estar, além de adotar políticas que visem a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Ao fazer isso, protegem a saúde e a segurança dos trabalhadores, bem como melhoram a eficiência e a produtividade geral da indústria de transportadoras e logística.

“Ergonomia no ambiente de trabalho é um tema tão importante que existe uma norma trabalhista, a NR-17, formulada pelo antigo Ministério do Trabalho, que determina que é obrigação da empresa avaliar e oferecer as melhores condições ergonômicas para o colaborador”, destacou Eduardo.

BENEFÍCIOS E OBRIGAÇÕES

Entre os benefícios para empresas que têm postos de trabalho ergonômicos está o aumento da produtividade dos funcionários, uma vez que o profissional atua em uma base perfeita para garantir a eficácia dos processos de produção manual.

Além disso, outra vantagem é a redução de afastamentos em relação a doenças laborais causadas pela falta de ergonomia no ambiente de trabalho devem ser evitadas a todo custo a fim de evitar acidentes, afastamentos e gastos com substituição de profissionais.

Conforme análise de Andrade, a ergonomia inadequada no ambiente de trabalho pode resultar em multas e processos trabalhistas caso haja negligência da empresa. A avaliação ergonômica no ambiente de trabalho é obrigatória, assim como os exames ocupacionais para garantir a saúde do trabalhador e evitando prejuízos financeiros.