Assinatura Premium Assinatura Premium

Tecon Vila do Conde inicia operação de scanner para inspeção de contêineres

Publicado em 06/11/2014

Terminal portuário se antecipa à exigência da Alfândega em Barcarena e coloca scanner em funcionamento dois meses antes do prazo determinado

A Santos Brasil iniciou, no dia 1º de novembro, a operação de um scanner de alta tecnologia para a conferência das cargas importadas e exportadas no Tecon Vila do Conde, localizado em Barcarena, Pará. O uso do equipamento será exigido pela Alfândega em terminais localizados no porto paraense a partir de janeiro de 2015, mas foi antecipado em dois meses pela Santos Brasil. O novo scanner diminui o tempo necessário para inspecionar as mercadorias, aprimorando as operações na instalação marítima, e permite maior eficiência na fiscalização pela Receita Federal.

O raio-x penetra até 300 milímetros de aço, o que possibilita a verificação do conteúdo dos contêineres sem a necessidade de abri-los. Para isso, basta que os caminhões carregados passem pelo equipamento em velocidade baixa. São necessários apenas 30 segundos para que as imagens sejam captadas e armazenadas à disposição dos órgãos responsáveis.

“Estamos investindo em alta tecnologia para tornar o Tecon Vila do Conde uma opção ainda mais competitiva para o importador e o exportador. Nossa principal vantagem para o comércio exterior é a localização do terminal, próxima às principais rotas marítimas internacionais, com acesso a todos os continentes”, explica o gerente-executivo da Santos Brasil em Barcarena, Ricardo Medina.

Além do Tecon Vila do Conde, a Santos Brasil já havia instalado os equipamentos nos demais terminais que opera, Tecon Santos, em São Paulo, e Tecon Imbituba, em Santa Catarina, além das unidades logísticas da empresa, seguindo as determinações da Alfândega.