LogTalk LogTalk

Tegma cria Comitê de Inovação para estimular o desenvolvimento de soluções

Publicado em 10/03/2022

DNA de inovação foi fortalecido a partir da criação da tegUP, primeira aceleradora de startups do país na área de logística, em 2017

Por Redação


Foto: Divulgação

A Tegma Gestão Logística anunciou a criação de um projeto para desenvolver soluções inteligentes e conectadas para o segmento de logística. Por meio do Comitê de Inovação, a expectativa da empresa é pensar, de forma estratégica, a política de inovação da empresa e ajudar a avaliar a viabilidade e aplicabilidade de soluções que poderão melhorar os processos atuais, desenvolver novos serviços e soluções em logística que agregam valor aos clientes atuais e novos clientes.

Essa premissa da empresa vem desde a criação da tegUP, primeira aceleradora de startups do país na área de logística, em 2017. O Comitê de Inovação é, inclusive, fruto do processo de planejamento estratégico para posicionar a tegUP como uma Corporate Venture Capital (CVC) que reconhece a importância de ações objetivas e a incorporação e desenvolvimento de novas tecnologias.

O Comitê de Inovação é formado por líderes de sete áreas e coordenado por Célia Takano, diretora de TI e Inovação da Tegma.

VALORIZAÇÃO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

A proposta de criação do Comitê de Inovação prevê como principais objetivos criar e estabelecer uma cultura de transformação digital na empresa, acelerar o processo de transformação de tecnologia por meio da inovação, avaliar novos negócios com clientes atuais através da inovação e das startups e analisar a possibilidade de novos negócios que possam ser ampliados tendo a inovação como pilar. Além disso, o Comitê estudará a possibilidade de investir em startups dentro da estratégia de negócios da companhia e acompanhará os KPIs - Key Performance Indicators (ou Indicadores Chave de Performance) das mesmas.

O comitê terá como principal guia o planejamento estratégico e seguirá um calendário ativo de reuniões para analisar tendências, desenvolver processos e serviços e implementar iniciativas focadas na indústria 4.0, logística 4.0 e soluções de logística conectada e processos sustentáveis.

“Sempre entendemos inovação como um conceito que deve permear todas as nossas atividades e estar presente nos diferentes processos operacionais da empresa”, assinala Marcos Medeiros, presidente da Tegma. Para ele, a área de logística é uma das que devem estar mais atentas ao desenvolvimento e incorporação de novas soluções e tecnologias, “pois o mercado exige cada vez mais serviços que ofereçam agilidade, segurança e custos competitivos”, pontua.

 

Artigo(s) publicado(s) na revista e relacionado(s)


 

O impacto da tecnologia nos operadores logísticos
O reflexo na melhoria das operações e no atendimento aos clientes