Assinatura Premium Assinatura Premium

TegUp anuncia vencedores do programa de aceleração de startups de logística

Publicado em 09/11/2018

Programa foi desenvolvido pela Tegma como uma forma de estimular e valorizar a criação de soluções inovadoras no segmento

TegUp anuncia startups vencedoras logística

A TegUp, aceleradora de startups na área de logística criada pela Tegma, anunciou os três vencedores de seu programa de 2018: Pegaki, Trackage e Byond. A definição das startups encerra o segundo ciclo do programa e atraiu 59 inscritas. Dessas, foram pré-selecionadas 39 e, após nova rodada de triagem, foram escolhidas as 14 finalistas de onde saíram as três escolhidas.

As startups poderão se beneficiar da integração ao ecossistema da Tegma, uma das mais importantes empresas de logística do país. Com isso, passarão a ter contato com parceiros, clientes, fornecedores e com a área de tecnologia da própria Tegma. Há, ainda, a possibilidade de receberem investimentos financeiros da TegUp para alavancar o crescimento e o desenvolvimento das ferramentas criadas.

Segundo o diretor-presidente da Tegma, Gennaro Oddone, com a iniciativa de aproximação e incentivo às startups a empresa “está aprendendo muito, pois surgem novas ideias e nos aproximamos de novas tecnologias”. Pedro Neves, responsável pela área de Tecnologia da Informação da Tegma e líder do projeto da TegUp, ressalta o potencial inovador do programa. “Por meio dele pretendemos revolucionar o setor de logística, atraindo e incentivando projetos digitais transformadores.”

As vencedoras

Segundo Gennaro Oddone, as 14 selecionadas são vencedoras e todas poderão se beneficiar do relacionamento corporativo com a Tegma. As três classificadas, entretanto, receberam as maiores notas dentro do processo de seleção, feito a partir de critérios técnicos por um grupo de jurados que incluiu representantes da Tegma e de diversos clientes.

A Pegaki, classificada em primeiro lugar, reúne uma rede de pontos de retirada para produtos adquiridos por e-commerce. Segundo João Cristofolini, a participação no programa e escolha da empresa como primeira colocada representa uma oportunidade de alavancar as atividades. “Esperamos fazer negócio com a Tegma e com todas as startups que participaram do programa da TegUp”, afirmou.

A Trackage, classificada em segundo lugar, desenvolveu uma ferramenta de monitoramento inteligente da frota. Igor Espírito Santo Moreira, sócio da startup, ressaltou a importância do programa como forma de aproximar grandes corporações – como a Tegma – de empresas focadas na inovação tecnológica. Segundo Moreira, a participação no processo já trouxe benefícios concretos para a startup. “Houve um amadurecimento de toda a nossa equipe e um crescimento perceptível em pouco tempo, tanto na parte comercial quanto nas pessoas envolvidas com o desenvolvimento tecnológico”, disse.

Gustavo Yugo da Cunha, representante da Byond, que oferece soluções completas de rastreabilidade, monitoramento e localização para a indústria, também ressalta os benefícios decorrentes da participação no programa da TegUp. Ele diz que uma startup está sempre questionando sobre a viabilidade e escalabilidade do negócio. “Ao sermos selecionados num programa como este, temos todo um pacote de benefícios formado pela experiência de grandes empresas, como a Tegma.”

Lucas Schettino, diretor de Operações de Veículos e Head de Negócios na TegUp, destacou o amadurecimento do programa, que tem sido referência no setor de Logística, reconhecido por parceiros e clientes. Finalizando o evento, José Carlos de Souza Filho, líder Operacional do Programa, ressaltou que aquele momento não seria o fim, mas o início de uma nova fase de relacionamento e aprendizado mútuo entre as organizações participantes e seus empreendedores.