LogTalk LogTalk

Telemetria: conheça empresas que usam solução de monitoramento

Publicado em 19/09/2018

Entre as vantagens oferecidas pelo sistema estão a redução de custos com combustível, prevenção contra roubos e controle da jornada de trabalho dos motoristas

Empresas usam telemetria da mix telematics

A telemetria é um sistema de monitoramento sem fio que utiliza pontos georreferenciais para acompanhar operações de transporte, medindo a distância entre veículos. O recurso tem sido muito utilizado para redução de custos nas operações, mas principalmente para promover segurança, já que o Brasil está entre os 10 países com maior índice de roubo de cargas no mundo.

A MiX Telematics é uma das empresas que oferecem esse serviço. A companhia de origem sul-africana foi inaugurada em 1996 e chegou ao Brasil em 2013 para desenvolver soluções direcionadas ao transporte de cargas, bem como ao transporte coletivo, que trouxessem redução de custos com manutenção e combustível, bem como a segurança de cargas e profissionais.

Outra vantagem do sistema é a possiblidade de controlar a jornada de trabalho dos profissionais, de acordo com as especificações da Lei do Motorista, que, se descumprida, pode gerar multas de até R$ 300 mil.

Abaixo, você confere cases de algumas empresas que passaram a utilizar o sistema da MiX Telematics:

Coopertrans

Coopertrans utiliza telemetria da Mix Telematics

A cooperativa de transportadores autônomos é especializada no transporte de cargas químicas embaladas e líquidas a granel. Eles buscavam no mercado uma tecnologia capaz de controlar a frota em tempo real, especialmente nos aspectos referentes a jornada e velocidade. Os processos que antes levavam de 15 a 20 dias até a entrega dos relatórios é feito diariamente e em tempo real.

Della Volpe

Della Volpe usa telemetria da Mix Telematics

A transportadora de cargas tem parceria com a MiX Telematics desde 2014 para O controle da jornada de trabalho. Com o uso da telemetria, o número de horas extras contabilizadas por mês caiu de 180 mil para 60 mil, além da redução de 20% de combustível.

Rede Marajó

Rede Marajó utiliza telemetria da Mix Telematics

A empresa é o maior grupo revendedor de combustíveis da Shell do Brasil e usa a telemetria para otimizar a segurança das operações e controlar a jornada de trabalho dos motoristas, de acordo com a Lei Federal nº. 13.103.

Via Lácteos

Via Lácteos utiliza telemetria da Mix Telematics

A transportadora de cargas líquidas alimentícias, que usa a solução para prevenir roubo de cargas e controlar a jornada de trabalho dos motoristas, também obtém êxito ao reduzir o risco de acidentes. Com a telemetria, a empresa consegue controlar eventos como picos de velocidade e freadas bruscas em até 78%.