Assinatura Premium Assinatura Premium

Telhanorte inicia entregas com de carro 100% elétrico

Publicado em 17/02/2021

Trata-se do primeiro home center no Brasil a contar com a iniciativa sustentável


Comprometida com a preservação do meio ambiente, a Telhanorte inova e é o primeiro home center a realizar entregas por meio de um carro 100% elétrico. A iniciativa teve início em São Paulo, com o delivery das compras realizadas via e-commerce, tendo como ponto de partida a unidade Telhanorte Marginal, localizada na zona norte.

O carro elétrico tem ganhado espaço entre os brasileiros e grandes montadoras já têm apostado nesse novo modelo para se consolidar nos próximos anos. A partir de uma recarga de 4h, o carro consegue realizar dezenas de entregas, com média de 100 a 150km percorridos por dia. As entregas ocorrem entre 8h e 17h, de segunda a sábado.


Vantagens operacionais

Além de contribuir para a diminuição na emissão de componentes danosos ao meio ambiente, a iniciativa traz ganhos operacionais para a Telhanorte. O carro elétrico é liberado do rodízio municipal, tem baixo custo de manutenção, além de oferecer inteligência logística, a partir de controle digital por meio de aplicativo, com a possibilidade de identificar o consumo, autonomia, programar novas recargas, estudar locais estratégicos para carregamentos, dentre outras funcionalidades que garantem uma operação eficaz.

Compromisso ambiental

A inovadora atitude faz parte do compromisso da Saint-Gobain, grupo francês controlador da Telhanorte no Brasil, de reduzir a emissão de carbono e, como consequência, diminuir os impactos do aquecimento global. A meta é chegar à neutralização de 20% até 2025 e a 100% até 2050, englobando, por exemplo, as operações das lojas, centros de distribuição, logística e demais frentes de atuação do grupo no país e no mundo. 


“Estamos avaliando a performance nesse momento dessa nova logística para que possamos, a médio prazo, incorporá-la em outras lojas da rede. É importante observar que não tivemos custos adicionais para a implementação do veículo em nossa operação, uma ação sustentável, econômica e inovadora em que todos saem ganhando, principalmente, claro, o meio ambiente”. - Michelle Oliveira, diretora de logística da Telhanorte.


Parceria custo efetiva

O projeto foi desenhado pela Telhanorte juntamente com a Osten Fleet, empresa da Osten Group que atua de forma personalizada com locação de veículos e é especialista em gestão de frotas. Para Liandra Boschiero, gerente da Osten Fleet, o pioneirismo da Telhanorte acende o sinal de alerta para o mercado.

“Buscamos para a Telhanorte uma solução que viabilizou a troca da frota a combustão por veículos elétricos minimizando o impacto da operação junto ao meio ambiente, reduzindo custos de manutenção e combustível e aumentando a capacidade instalada de logística”.


Outro ponto importante do projeto foi a pesquisa realizada pela Osten Fleet, que identificou um modelo que atendia tanto o tipo de utilização como o prazo de início do projeto.

“Essa assessoria foi um grande diferencial, pois nosso objetivo era fazer a transição da frota com agilidade e eficiência. A Osten Fleet nos surpreendeu com um projeto custo efetivo, rápido e personalizado.”

 

Artigo(s) publicado(s) na revista e relacionado(s)


 

Sustentabilidade em logística
Práticas sugeridas pelo Programa de Logística Verde Brasil (PLVB)