LogTalk LogTalk

Tenda Atacado investe em tecnologia de captura de dados por voz para aprimorar distribuição de seus produtos

Publicado em 30/06/2014

Rede atacadista implantou a solução de coletores de dados por comando de voz da Seal Tecnologia para realizar automação de processos no centro de distribuição, possibilitando aumento de produtividade dos operadores

A Rede atacadista Tenda implementou no início do ano a solução de coletores de dados por comando de voz (VOICE Picking) da Seal Tecnologia, empresa que há 25 anos atua no mercado de soluções dedicadas a processos de automação com código de barras, coletores de dados, redes sem fio e RFID. Presente no mercado desde 2001 com lojas-armazém distribuídas por todo o estado de São Paulo, o Tenda Atacado busca sempre modernizar seus processos para eliminar falhas em suas operações e, por isso, investiu em uma tecnologia que trouxe mais assertividade para o CD. Adotada no centro de distribuição em Guarulhos, que abastece diversas lojas na cidade, a solução de coleta de dados por comandos de voz realiza a automação do depósito de forma segura e reduziu consideravelmente os erros no abastecimento, reposição, separação, inventário e carregamento de produtos.

Com 59 equipamentos implantados, o sistema dos coletores interpreta a voz humana, interage com o operador e retorna com instruções claras, ou seja, o colaborador não lê as orientações, simplesmente as ouve e executa, aumentando sua produtividade. A tecnologia é constituída por um terminal portátil, um head set, baterias, demais acessórios e o software Kairos (middleware desenvolvido pela Seal) para a integração com qualquer WMS/ERP. Antes, o Tenda realizava seus processos através de planilhas manuais e por escrito que ainda tinham que ser transferidas para o computador gerar os gráficos, o que ocasionava muitos erros de operação, baixa produtividade, além do grande volume de manuseio e consumo de papel para a impressão. Agora, é tudo automático, eliminando a carga burocrática das operações e garantindo 100% de assertividade nos dados. Houve melhora no tempo de preparação dos mapas de separação, na velocidade do carregamento, no tempo de treinamento – em torno de apenas duas horas por usuário, além dos relatórios gerenciais serem acompanhados em tempo real através de tablets. “A partir do momento em que o colaborador interage com o sistema, as ações se transformam em dados, então ele não precisa mais puxar informações de planilhas manuais pra depois processar e lançar no sistema. Além disso, a produtividade naturalmente aumenta, pois ele está com as duas mãos livres, ouvindo os comandos do sistema, o que possibilita maior velocidade na realização das atividades”, afirma Carlos David, gerente geral de logística do Tenda Atacado.

A rede atacadista procura sempre inovar em termos de tecnologia, e a interação com a Seal foi muito proveitosa, pois a empresa foi como uma facilitadora na concepção e realização do projeto em que o Tenda tinha idealizado. “A Seal é conceituada no mercado de coleta de dados por comandos de voz e contato antigo do Tenda Atacado, sempre apresentando soluções inovadoras com tecnologia de ponta. Nós pensamos em um projeto e a Seal conseguiu tornar a ideia real.”, explica o executivo.

“A Seal está muito satisfeita com mais essa implantação, principalmente por ser a primeira empresa no Brasil que utiliza o sistema de voz em outros processos além da separação, como por exemplo o abastecimento, reposição, estoque e carregamento de produtos”, afirma Wagner Bernardes, diretor executivo da Seal Tecnologia.