Multilog Multilog

Tendências da logística para aumentar as vendas no e-commerce

Publicado em 07/06/2016

A migração do varejo offline para o online é uma tendência que vem aumentando a cada ano e muitos empreendedores veem no e-commerce uma oportunidade para ampliar as suas atividades comerciais. A dinâmica desse mercado exige agilidade para atender à demanda e manter a satisfação do cliente, em meio a tantas variáveis que interferem diretamente na questão da entrega. A complexidade do sistema de fretes precisa levar em conta a redução de custos com eficiência operacional.

A Intelipost é uma plataforma especializada em gerenciamento de logística para o pré e pós-venda, desenvolvida para fazer a conexão entre os embarcadores e as transportadoras, por meio de um sistema que identifica as melhores opções de transporte.

Oferecer serviços inovadores e de qualidade, sempre atenta às novidades do mercado, é o maior estímulo para a Intelispot. A última edição do “E-commerce Delivery”, evento mundial sobre logística, que aconteceu em Londres, no primeiro trimestre de 2016, contou com a presença do fundador da Intelipost, Stefan Rehm, que identificou algumas tendências para o mercado de logística aplicadas ao e-commerce, algumas delas já praticadas junto aos seus clientes e outras que ainda tendem a demorar a aparecer no Brasil, segundo Rehm.

Entrega reversa com horário agendado
Agendamento de entrega é um assunto muito importante, para maximizar a conveniência para o consumidor final e garantir sucesso na primeira tentativa. As transportadoras estão criando janelas de entrega e coleta entre 1 e 4 horas, para o consumidor agendar o serviço não só em um dia específico, mas também na hora certa.

Entregas em um safe place
O serviço de entrega em lugares pré-indicados no endereço de destino é uma questão de conveniência e segurança para o consumidor. As especificações do tipo “deixar com o vizinho x”, “depositar com o porteiro”, “deixar na empresa x” ou “não deixar com o porteiro” vêm seguidas de uma imagem do local onde foi depositado o pacote.

Entregas em pontos de coleta
Além da entrega no domicílio, as transportadoras oferecem entregas em lugares onde o consumidor consegue retirar o pacote, como os lockers da transportadora, de empresas especializadas em lockers, por exemplo a Intelipost, lojas próprias e parceiros.

Aplicativo da transportadora para consumidores
As transportadoras refizeram os apps para oferecer mais conveniência ao consumidor, que consegue consultar qualquer tipo de informação pelo aplicativo, como status do pedido, agendar entrega, solicitar reversa, avisos em tempo real.

In flight modificações
As transportadoras começaram a oferecer a opção in flight, recurso que permite modificar o fluxo de entrega, durante esta. O próprio consumidor consegue modificar o endereço de entrega, o agendamento de entrega, a devolução etc. O ponto crucial dessa conveniência para o consumidor é que não há envolvimento da loja, assim, não há custo a mais para ele.

Omnichannel
Todas as lojas com presença física estão expandindo a sua operação para canais virtuais, nos quais o consumidor pode explorar todas as maneiras de interação. Para algumas lojas, essa tendência já representa 35% da receita total, sendo a click & collect a forma mais comum, seguida do return in-store.

Cross-border
Essa tendência se refere às formas de entrega, que ultrapassam as fronteiras, como a inbound e oubound. A primeira é uma gestão de entrada com fluxo concentrado nos fornecedores, enquanto a segunda se volta a uma única fonte de entrega. As duas formas estão crescendo fortemente. O maior facilitador dessa tendência são as transportadoras e os softwares, que conseguem reduzir a complexidade tributária na importação e exportação. O aumento em volume baixa o custo de transporte, que aumenta a quantidade de entregas cross-border