Assinatura Premium Assinatura Premium

Terminal paulista da Santos Brasil bate recorde histórico de produtividade

Publicado em 12/04/2012

O terminal de Santos (SP) da operadora de contêineres Santos Brasil bate seu recorde histórico de eficiência operacional em março, com 81,86 movimentos por hora de média mensal por navio. Ao todo, a empresa movimentou 87 mil contêineres em 104 navios, durante 30 dias.

Segundo Caio Morel, diretor de operações da Santos Brasil, a eficiência operacional do terminal é fruto do comprometimento de toda a equipe. “Nosso objetivo é continuar melhorando os indicadores. Para tanto, investimos em equipamentos e em treinamento dos nossos funcionários constantemente”, assegura Morel.

O indicador mensal de produtividade da Santos Brasil é o maior registrado entre os terminais que movimentam contêineres na América do Sul. O Tecon Santos já chegou a fazer, em janeiro deste ano, 155,5 MPH na operação de um único navio, o Maersk Lirquen, superando seu próprio recorde que era de 136,64 MPH, obtido no Monte Cervantes em junho de 2010. “Esses recordes são referentes a operação individual , já o cálculo da média mensal considera o MPH realizado em todas as embarcações no período de 30 dias. Neste quesito, o Tecon Santos tem apresentado o melhor desempenho já atingido nos portos brasileiros”, destaca o diretor de operações.

A Santos Brasil investiu no Tecon Santos, ao longo de 2011, R$ 43,4 milhões. Foram adquiridos 12 novos RTG twin picks (capazes de içar dois contêineres de 20 pés) e 30 novos terminal tractors. O investimento realizado, desde 1997 quando assumiu concessão do Tecon Santos, soma R$ 1,9 bilhão (em valores atuais). Os aportes foram destinados às obras de ampliação, modernização tecnológica e capacitação profissional. Na avaliação de Morel, tecnologia associada à capacitação são elementos fundamentais para o aumento de produtividade, uma vez que melhoram o fluxo de contêineres, aumentam a eficiência e a capacidade de armazenagem no pátio.