LogTalk LogTalk

Termotécnica reduz custo de transporte com GKO Frete

Publicado em 20/02/2020

GKO Frete é usado para automatizar gestão crítica de transportes envolvendo 15 faturas por dia

 

O GKO Frete, plataforma de gestão de fretes da GKO, é utilizada desde 2012 pela empresa catarinense Termotécnica – maior indústria transformadora de EPS (isopor®) da América Latina com 65% do market share no Brasil, com bons resultados quanto a redução de custos de transporte.
O analista de suporte da Termotécnica, Anderson Rodrigo Souto, destaca que informações de mercado apontam para uma redução nos custos de frete em pelo menos 5% com o processo de auditoria de fretes.

 

“Apesar de ser um dado confidencial em nossa empresa, com o GKO FRETE registramos uma redução significativa já no primeiro ano de uso”.

 

A operação logística da Termotécnica é considerada crítica, pois o EPS transportado é um material volumoso e leve e requer expedição de maior quantidade de veículos. Outra condição para a criticidade da operação é que as entregas às indústrias atendidas são feitas em sistema lust in time e, a cada duas horas, os caminhões saem para algum destino pelo Brasil.

 

“Oito transportadoras estão envolvidas nessa operação nacional e o GKO FRETE é utilizado como ferramenta para automatizar todo o processo desde 2012.”

 

Gestão eficiente da gestão de fretes com o GKO Frete

Ainda de acordo com Souto, até 2012, quando não contava com o GKO Frete, o processo de gestão do transporte era manual e apenas cinco faturas e conhecimentos de transporte eram lançados no sistema de gestão empresarial (ERP). Um colaborador era dedicado ao processo, que estava vulnerável a erros humanos e, ainda, não apresentava eficiência suficiente para o volume que se processava diariamente.
Hoje, com maior eficiência em sua gestão de transporte, a empresa processa, por dia, 15 faturas. Por conta da automatização de todo o processo, o colaborador responsável por esta etapa da gestão logística não é exclusivo na operação, dedicando-se a outras atividades.

 

As funções da ferramenta

O GKO Frete é utilizado pela Termotécnica para simular frete pago por carga, realizar a auditoria dos fretes, emissão de relatórios de desempenho, registro de históricos da operação, diagnóstico da gestão de fretes incluindo ocorrências ao longo do percurso das entregas. Um diferencial é o uso combinado do GKO Frete e um aplicativo de geolocalização que roteiriza as entregas calculando a quilometragem total, assegurando o valor total a pagar, e também permite fazer o cálculo do pedágio para pagamento do valor antecipado ao motorista analisando as rotas, tipo do veículo (eixos), quilometragem percorrida e praças de pedágio de acordo com o romaneio.

 

“Ganhamos uma incontestável facilidade e agilidade no lançamento de faturas e pagamento de fretes com a automatização promovida pelo GKO FRETE. Isso nos deu maior eficiência e visibilidade na gestão dos fretes, permitindo modernizar os processos e a melhorar relação com transportadoras e clientes.”