LogTalk LogTalk

Tetra Pak aposta na fabricação de pallets com embalagens sustentáveis

Publicado em 08/02/2017

A iniciativa prevê a reciclagem de recipientes para fabricar pallets 10 vezes mais resistentes do que os tradicionais

A Tetra Pak iniciou a comercialização de pallets feitos a partir do plástico e alumínio reciclado de embalagens longa vida pós-consumo. O objetivo da estratégia é agregar valor aos clientes e aumentar os níveis de reciclagem dos produtos.

Os novos pallets foram desenvolvidos em parceria com a Green Pallet, empresa responsável pela fabricação do material, são resistentes a ambientes refrigerados e úmidos e têm vida útil, em média, 10 vezes maior do que os tradicionais. O projeto visa também contribuir com a diminuição do impacto ambiental na indústria.

Para a diretora de meio ambiente da Tetra Pak, Valéria Michel, a produção dos pallets é mas uma conquista da empresa para o desenvolvimento sustentável. “Uma das principais da Tetra Pak nas últimas décadas tem sido o desenvolvimento de ações para fomentar a reciclagem das nossas embalagens”, afirma.

Outra vantagem é que os novos produtos podem ser higienizados após entrar em contato com óleos, graxas e substâncias químicas. Além disso, os produtos possuem alta capacidade estática e dinâmica, não proliferam fungos ou bactérias e não possuem emendas ou colas, o que elimina o custo com reparos e acarreta em um baixo nível de reposição.

Segundo o diretor de desenvolvimento de negócios e sistemas técnicos da Tetra Pak, Edison Kubo, há planos de exportação do material. “Esse é mais um serviço que passa a integrar o nosso portfólio. A receptividade do projeto foi tão boa que temos clientes do México e Paraguai querendo adquirir as novas peças”, diz.

No Brasil, a novidade já foi adotada por seis clientes, que utilizam os pallets no empilhamento de matérias-primas e estoque de produtos.