LogTalk LogTalk

Thermo King avança rumo à meta de reduzir 1 gigaton de CO2 até 2030

Publicado em 16/09/2021

Companhia anunciou investimento bilionário em ações como uso de fontes de energia limpa, projetos de eletrificação, equipamentos inovadores e conectividade


Foto: Getty Images

A Thermo King, empresa do Grupo Trane Technologies, estabeleceu a meta de reduzir a emissão de gás carbônico em 1 bilhão de toneladas até 2030. Para alcançar o objetivo, a companhia anunciou investimento de mais de US$ 100 milhões nos próximos anos para compor o portfólio com produtos elétricos, visando a aplicação em todos os segmentos da cadeia do frio.

"O compromisso é de toda a organização e cada unidade de negócio já está contribuindo com diversas iniciativas", explica Dario Ferreira, diretor para América do Sul da Thermo King.

Segundo o executivo, a companhia possui uma estratégia baseada em três pilares: inovar para os clientes, construir uma organização lean de classe mundial e elevar as pessoas, sua cultura e as comunidades em seu entorno. "Independentemente do desafio, estamos comprometidos em transformar o planeta em um lugar mais sustentável e melhor para todos", afirma.

O portfólio totalmente elétrico com a marca Evolve incluirá soluções de refrigeração elétrica para sobre-chassis, semi-reboques, veículos comerciais leves (LCV), transporte aéreo e marítimo em todas as Américas, Europa, Oriente Médio, África e Asia. “O portfólio Evolve se alinha com as metas dos clientes de fazer a transição para soluções mais eficientes e sustentáveis para as frotas e ajudará no avanço acelerado de nosso compromisso de sustentabilidade para 2030”, acrescenta Marcel Souza, especialista de Produtos da Thermo King.

De acordo com Marcel, a Thermo King também está realizando a migração para o fluido refrigerante R452A, que se dissipa no ambiente 395 vezes mais rápido – portanto, menos nocivo ao meio ambiente.

FOCO EM SUSTENTABILIDADE

A Thermo King está focada em oferecer soluções para empresas que estejam implementando conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) e criando projetos de redução dos gases de efeito estufa (GEE). No portfólio Evolve, as unidades dos equipamentos B100 e E200, para aplicação em veículos comerciais leves (LCV), são alimentadas por uma bateria de baixa voltagem, proporcionando versatilidade de operação em chassis 100% elétricos ou a combustão. Por causa da baixa emissão sonora, elas podem circular durante a noite mesmo em zonas com restrição de ruídos.

“Para o segmento de semi-reboque, a tecnologia embarcada no equipamento A500 oferece alta eficiência entre capacidade de refrigeração, homogeneidade da temperatura e fluxo de ar, podendo chegar a 25% de redução de emissão de CO2”, destaca Marcel Souza.

Além disso, a conectividade do A500 e demais equipamentos de refrigeração para semi-reboque da Thermo King permite rastreabilidade e controle remoto da operação com o envio de indicadores de produtividade em tempo real. Isso ajuda a evitar perdas de carga e ampliar a lucratividade dos operadores de transporte.