LogTalk LogTalk

TMov conecta motoristas a cargas por meio da tecnologia

Publicado em 26/07/2018

Aplicativo da Sotran Logística elimina prática de ir até pontos de embarque para encontrar cargas, gerando economia de tempo e combustível

A tecnologia está diminuindo a distância entre motoristas de caminhão e as cargas mais adequadas para cada profissional. O aplicativo TMov, desenvolvido pela Sotran Logística S/A, chegou ao mercado com a iniciativa de conectar com segurança os caminhoneiros a todas as cargas disponíveis nos pontos operacionais da empresa pelo Brasil.

A Sotran já investiu R$ 5 milhões no desenvolvimento da ferramenta. A ideia é oferecer, por meio de celulares conectados à internet, as cargas disponibilizadas pela empresa a motoristas interessados em transportá-las.

O TMov elimina a prática de ir até os pontos de embarque para encontrar cargas. O motorista só se desloca depois de ter certeza sobre a viagem, o que gera economia de tempo e combustível. “Nos períodos em que ele está ocioso esperando a descarga, já pode buscar nova viagem para o retorno”, diz Ruber Dallamaria, CEO da Sotran.

Um dos recursos do aplicativo é a liberdade motorista para escolher detalhes como o local de embarque, o destino e o tipo de carga que vai transportar sem precisar se locomover até o cliente. Outra vantagem é a segurança oferecida pela empresa, que garante a carga ao caminhoneiro interessado sem riscos. “O TMov é democrático, pois elimina a prática de reservar as melhores cargas apenas a motoristas conhecidos, como ainda ocorre em pontos físicos de embarque. Todos os cadastrados têm acesso”, afirma Dallamaria.

Para chegar à carga mais adequada, o motorista é guiado por um GPS. Pelo celular, ele também consegue saber o histórico da carga, a quilometragem prevista e o faturamento, sem necessidade de telefonar ao contratante. Dallamaria explica que não se trata de uma simples divulgação em um painel eletrônico. Com a ferramenta, o motorista faz um pré-cadastro, pode reservar a carga e seguir até o local de embarque através de GPS, Waze ou Google Maps. Além de visualizar as cargas próximas, também é possível localizar as que estão disponíveis no local de destino, o que otimiza o tempo e aumenta o faturamento.

Para os frotistas, o aplicativo funciona como um roteirizador, através do qual ele pode acompanhar a viagem. “O dono do caminhão ou gestor da frota pode inclusive escolher a carga e compartilhar com o motorista”, acrescenta o CEO. Para usar o TMov, basta baixar o aplicativo e se cadastrar. O serviço é isento de taxas e comissões e totalmente gratuito aos caminhoneiros.