LogTalk LogTalk

TNT Airways substitui documentos de voo em papel por iPads

Publicado em 03/12/2014

A TNT Airways, companhia aérea subsidiária da TNT, obteve a aprovação das Autoridades Bélgicas de Aviação Civil para tornar as cabines das suas 50 aeronaves “sem papel” e utilizar iPads Air tablets como sistema diretor de voo.

Cada iPad substituirá 50 kg de livros e manuais em papel, transportados pela tripulação em cada viagem. Também facilitará a atualização dos documentos de voo, uma vez que as alterações são feitas de forma centralizada e eletrônica, independentemente da localização da equipe de bordo.

Todos os 274 pilotos da TNT Airways receberam um iPad. Os cockpits das aeronaves foram alterados para se adequar ao uso do dispositivo em todas as fases do voo, incluindo decolagens e pousos.

A aprovação foi obtida após um período de validação de seis meses. As Autoridades de Aviação Civil da Bélgica atestaram que as condições de segurança foram todas atendidas.

A TNT retirará toda a documentação em papel das aeronaves e voos até o final de 2014. A partir de 1º de janeiro de 2015, os pilotos da TNT contarão apenas com os iPads para acessar informações, como manuais, mapas de voo e de navegação.

“TNT Airways é uma das primeiras companhias aéreas comerciais da Europa a receber autorização para eliminar os papeis de suas cabines. Isso comprova o compromisso da TNT com inovação e segurança”, afirma Martin Sodergard, diretor das Operações em Rede da TNT.