Multilog Multilog

TNT amplia atuação na importação de cargas formais no Brasil

Publicado em 29/01/2015

No total, 12 aeroportos brasileiros já contam com o serviço

A TNT Express ampliou a sua atuação nas importações de cargas formais, nos principais aeroportos do País. Agora, 12 aeroportos brasileiros contarão com desembarque internacional, o que significa que cargas podem seguir dos Estados de origem diretamente para seus destinos diretos.

O serviço da TNT já está disponível nos aeroportos das cidades do Rio de Janeiro, Manaus, Recife, Fortaleza, Natal, Salvador, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Guarulhos e Campinas. “É um ganho considerável para a logística e aos clientes brasileiros. Além do custo, que ficará mais atrativo, o tempo de percurso será otimizado”, afirma o diretor da TNT Express no Brasil, Murilo Silva.

Silva enfatiza que a empresa já operava nos aeroportos de Viracopos e Guarulhos, em São Paulo, oferecendo aos importadores conexões diretamente dos HUBs internacionais da TNT em Liegge, na Bélgica, Santiago, no Chile, e JFK, nos Estados Unidos. As importações, provenientes dos 200 países atendidos pela TNT, são consolidadas nesses HUBs, antes de chegar ao Brasil. O LGG, por exemplo, que é o maior HUB da TNT no mundo, conta com um centro de excelência alfandegária, especializado nas regras da aduana brasileira, assim, consegue antecipar o processo de liberação antes mesmo de que a carga chegue ao Brasil. 

Em Guarulhos e Viracopos, a equipe da TNT conta com despachantes aduaneiros para auxiliar os clientes em todos os trâmites de importação e exportação formal de mercadorias. O centro logístico da operação, em São Paulo, presta assessoria aos clientes nos processos alfandegários, com esclarecimento de dúvidas e resoluções de entraves aduaneiros.

“Almejamos um crescimento nesse tipo de operação, pois já temos a expertise nos aeroportos que trabalhamos. Para se ter uma ideia, o volume de serviço, hoje, já gira em torno de 200 embarques mensais. Esse número deve evoluir nos próximos meses”, afirma a gerente nacional de Operações, Raquel Loanda.

Todas as filiais da TNT estão autorizadas a oferecer o serviço de importação para os aeroportos da lista e contam com um representante, que pode prestar todos os esclarecimentos sobre a logística das novas rotas.