Assinatura Premium Assinatura Premium

TNT cresce na região Sul com setor calçadista

Publicado em 04/09/2014

Empresa avançou 30% no último semestre, em Novo Hamburgo, e planeja evoluir no resultado

A TNT Mercúrio está se destacando por seus resultados positivos na região Sul do Brasil. A filial de Novo Hamburgo, por exemplo, obteve resultados elevados no transporte do setor calçadista. Neste semestre, a unidade apresentou crescimento de 30% nos negócios, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Para o segundo semestre, a perspectiva é que esse percentual seja ampliado. “A expectativa da filial para os próximos 18 meses é alta. Projetamos um crescimento de 10% no próximo semestre e de 20% para 2015. Os projetos nacionais da companhia também são bons: queremos alavancar em 25% no transporte deste nicho”, comenta Cristiano Koga, diretor-executivo da TNT.       

A TNT Mercúrio transporta 12 milhões de pares de sapatos para todo o Brasil. Desse montante, 20% é realizado pela filial de Novo Hamburgo. Ao todo são 12 veículos dedicados ao segmento.

De acordo com o executivo, o número crescente se deve, além da filial estar localizada na cidade consolidada como polo produtor, às conquistas de novos clientes, por meio de seus diferenciais de atendimento, área de cobertura e, especialmente, tecnologia. Somente neste ano, a TNT conquistou 30 novos parceiros.

“Novo Hamburgo também é considerada um centro de referência tecnológica para o setor. Dessa forma, nossos clientes entendem que toda a cadeia, desde a produção até a entrega deve estar rodeada de procedimentos modernos e seguros”, explica Airton Levi, gerente da Regional Sul.

Um desses investimentos é a disponibilização do aplicativo TNT Radar, que rastreia cargas rodoviárias domésticas em versão mobile. Esse sistema, exclusivo da empresa, permite aos clientes monitorarem o andamento de suas cargas, a qualquer momento, via celular, sem precisar acessar um computador. O sistema ainda identifica a  localização atual, movimentações, status e dia do pedido. A informação é repassada ao usuário com a máxima segurança e em tempo real.

Além disso, a empresa também investiu em automação e rastreabilidade interna com a instalação do Mobile Worker Warehouse (MWW) – conferência eletrônica de cargas e Veículo Online (VOL) – registro online de coletas e entregas.

O MWW é um scanner móvel que usa a rádio frequência utilizada nos processos de carregamento e descarregamento e que consiste no uso de scanners e leitura de código de barras. Esse sistema operacional foi criado pela própria TNT, para garantir aos clientes a rastreabilidade do volume transportado, permitindo que a carga seja movimentada com exatidão, para que não se perca nenhum volume no caminho da entrega.

Já o VOL é um aplicativo que utiliza a tecnologia de um aparelho celular para alimentar os sistemas internos de controle de informação, no momento em que cada coleta/entrega é realizada. Para uma maior eficácia da rastreabilidade das cargas e visibilidade total de sua movimentação, todos os motoristas recebem um celular com esse aplicativo para atualizar o sistema com as informações em tempo real. Dessa forma, tanto o cliente, quanto a área responsável pela carga transportada na companhia ficam sabendo assim que a coleta/entrega é executada.

“A região de Novo Hamburgo, assim como o segmento calçadista, são muito importantes para a TNT e nos preparamos para atender à demanda e às necessidades específicas do setor”, completa Koga.

Outras cidades da região também merecem destaque no portfólio da TNT, como Caxias do Sul, Porto Alegre e Lajeado, no setor de confecções, Ijuí no nicho de metal mecânico e Erechim e Passo Fundo no transporte de medicamentos.