Assinatura Premium Assinatura Premium

TNT Mercúrio se destaca no setor High Tech

Publicado em 09/10/2014

Segmento já representa 25% do faturamento da operação brasileira

Entre os segmentos de cargas transportadas pela TNT, a vertical High Tech tem ganhado destaque. Hoje, esse nicho, que compreende equipamentos como celulares, computadores, eletrodomésticos, games e eletroportáteis em geral, representa 25% do faturamento da operação brasileira.

Nos últimos anos, a TNT investiu nesse tipo de carga, prospectou novos clientes e já colhe os bons frutos. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), o faturamento da indústria eletroeletrônica como um todo, em 2014, deve apresentar crescimento nominal de 7%, em relação a 2013. O crescimento real ficará entre 3,5% e 4%. Já o faturamento das operações de transporte do mesmo ramo na TNT devem crescer 43%, em relação ao mesmo período do ano passado.

Segurança e tecnologia
Com o crescimento das entregas e a grande diversidade de linhas de produtos, os transportadores são desafiados, pois deverão trabalhar com vários tipos de cargas, valores, dimensões, atratividade, pesos e características de abastecimento bem diferentes. Portanto, as empresas com know how comprovado e com possibilidade de integração de seus times globais, como a TNT, terão grandes vantagens competitivas.

De acordo com Cristiano Koga, diretor Corporativo da TNT no Brasil, os dois principais fatores para um transporte eficiente desses equipamentos são a consciência da segurança na cadeia de distribuição e o cumprimento dos prazos de entrega para abastecimento nos pontos de vendas. Além da qualidade dos serviços, é imprescindível investimento em tecnologia, rastreabilidade e monitoramento dos veículos em tempo real.

“Sabemos que os clientes dessa área exigem conhecimento especializado e experiência, uma vez que os produtos transportados carregam um alto valor agregado. A TNT está preparada para atender às demandas do mercado com a expertise de uma empresa que já está a mais de 60 anos no Brasil”, avalia Koga.

Como exemplo desses investimentos, a TNT disponibiliza três sistemas ligados à automação (prazos) e à rastreabilidade (segurança). A empresa oferece aos seus clientes o Mobile Worker Warehouse (MWW) – conferência eletrônica de cargas, o Veículo Online (VOL) – registro online de coletas e entregas, e o TNT Mobile.

O MWW é um scanner móvel que usa a radiofrequência nos processos de carregamento e descarregamento. Basicamente, consiste no uso de scanners e leitura de código de barras. Esse sistema operacional foi criado pela própria TNT, para garantir aos clientes a rastreabilidade do volume transportado, permitindo que a carga seja movimentada com exatidão, para que não se perca volume algum no caminho da entrega.

Já o VOL é um aplicativo que utiliza a tecnologia de um aparelho celular para alimentar os sistemas internos de controle de informação, no momento em que cada coleta/entrega é realizada. Para maior eficácia da rastreabilidade das cargas e visibilidade total de sua movimentação, todos os motoristas recebem um celular com esse aplicativo, para atualizar o sistema com as informações, em tempo real. Dessa forma, tanto o cliente, quanto a área responsável pela carga transportada na companhia ficam sabendo assim que a coleta/entrega é executada.

O TNT Radar é um aplicativo que rastreia cargas rodoviárias domésticas, em versão mobile. Esse sistema permite aos clientes que monitorem o andamento de suas cargas, a qualquer momento, via celular, sem precisar acessar um computador.  O sistema ainda identifica a localização atual, movimentações, status e dia do pedido. A informação é repassada ao cliente com a máxima segurança e em tempo real.

A TNT também desenvolveu um departamento especializado, denominado Centro de Controle (Control Tower), responsável pela gestão do fluxo dos clientes do setor com um único ponto de contato para garantir a manutenção da qualidade, facilitar a logística de entrega dos produtos e a recuperação imediata de qualquer desvio operacional, como avarias.

Mercado veloz
Ainda segundo Koga, um outro diferencial logístico do setor é a otimização do desempenho de atendimento, uma vez que eletroeletrônicos são lançados cada vez mais e em menor tempo. Dessa forma, a TNT trabalha com alta flexibilidade e um time capacitado a reagir com rapidez, garantindo não só a entrega, mas a gestão de risco e qualidade no serviço.

“Cabe ao transportador proporcionar versatilidade, devido ao dinamismo do mercado, como também confiabilidade e agilidade. Hoje, a TNT pode oferecer os serviços de mais alto padrão, todas as unidades estão preparadas para realizar coleta e entrega com eficiência, fomentando seu espaço de maior transportadora de carga expressa no Brasil”, completa o executivo.