LogTalk LogTalk

Tópico inaugura Centro de Operações Logísticas

Publicado em 05/03/2021

Integração da fábrica com centro logístico da empresa dará mais agilidade na produção na entrega dos produtos


Para reforçar o atendimento da alta demanda e agilizar ainda mais os processos logísticos, a Tópico, fornecedora de galpões lonados há mais de 40 anos, inaugurou o novo Centro de Operações Logísticas da empresa, em Embu das Artes (SP). A consolidação do projeto garantiu a integração da fábrica com o antigo centro e a ampliação da capacidade de armazenagem.

 

"Antes, a fábrica ficava a dois quilômetros de distância do centro logístico e, com o aumento da demanda, identificamos a necessidade de integrar as operações para melhorar os processos internos e ganhar mais agilidade na produção. As novas instalações são mais modernas e permitirão maior conforto e segurança para os colaboradores. Além disso, estamos ampliando instalações com um cuidado adicional para garantir acessibilidade a portadores de necessidades especiais, o que atende aos objetivos da Tópico em ampliar a diversidade nos seus quadros de colaboradores." - Luis Castex, diretor de Operações da Tópico.

 

O projeto do novo Centro Operacional trouxe uma atenção especial à verticalização dos armazéns e ao redesenho dos fluxos de movimentação para garantir melhor ocupação do espaço e redução nos prazos de movimentação.

 

"Além da capacidade de armazenagem, ampliamos também nossa velocidade de expedição e recebimento de materiais, ou seja, se antes era possível carregar até três caminhões simultaneamente, hoje temos autonomia para seis caminhões ao mesmo tempo." - Márcia Mazzon, gerente de Logística da Tópico.

 

Novas Instalações - Com uma equipe formada por mais de 200 colaboradores, o Centro Operacional conta com novo auditório para treinamentos e desenvolvimentos de equipes, vestiários e banheiros adaptados para pessoas com deficiências.

 

"A integração permitiu unirmos todas as equipes em um mesmo local de trabalho. O ganho não foi apenas nos processos logísticos, mas também na comunicação entre todos, na troca de informações e no aumento da sinergia entre os colaboradores." - Leonardo Campos, gerente Industrial da empresa.


Sustentabilidade - Integrado com os pilares sustentáveis da Tópico, lançados no último ano, o novo Centro Operacional conta com sistema de captação de água de chuva para utilização nos processos de limpeza de lonas e estruturas metálicas, jardinagem e limpeza de pisos.

Outro ponto de destaque é com relação à redução significativa de emissões de gás carbônico, uma vez que, com a integração das operações, houve a eliminação do fluxo de caminhões entre a fábrica e o centro de operações logísticas na região.