Assinatura Premium Assinatura Premium

Totvs e Officer se unem para venda de ERP nas PMEs

Publicado em 25/01/2012

Depois de lançar a venda de porta em porta e de colocar seus produtos na plataforma UOL e Estadão PME, a Totvs decide montar uma estratégia para a comercialização da solução Série 1 (voltada exclusivamente a micro e pequenas empresas). O movimento culminou com parceria com a Officer. “A venda de software é técnica. Os canais escolhidos por nós anteriormente para a distribuição não são os que estão próximos aos decisores de TI. Apostamos na assertividade que cada profissional da revenda tem no contato com o cliente e, é claro, no seu conhecimento de TI”, justifica Laércio Cosentino, presidente da Totvs.

A ideia é que, ainda este ano, pelo menos 500, das 12 mil revendas da Officer, comercializem a solução da Totvs de forma complementar as ofertas de hardware e software que já possuem. “O revendedor pode ganhar de três maneiras: com a venda do licenciamento; a manutenção; e na implementação, podendo ter 30% de margem na operação”, revela Fábio Gaia, presidente da Officer.

Os preços da solução Série 1 variam de 99 reais – para a assinatura em cloud computing –  a 1,7 mil reais – para o modelo de venda tradicional.

O presidente da Totvs mensura que há 4 milhões de micro e pequenas empresas no Brasil. “São informações de institutos de pesquisa. Estima-se ainda que apenas de  8% a 10%  das pequenas e médias empresas estão informatizadas no País”, diz ao revelar que é este o mercado em que a companhia quer penetrar.

De acordo com Cosentino, a Totvs e a Officer, juntas, investiram cerca de 500 mil reais nesta parceria. “A Totvs já tinha todo o programa de treinamento desenhado, vídeos e material prontos. Só temos o trabalho de divulgar isto ao parceiro”, relata Gaia.

Os executivos mostram-se confiantes na inédita parceria. Entre os fatores destacados como positivos, está o fato do governo forçar cada vez mais a legalização das empresas nacionais e assim a consequente informatização delas. Outro ponto de destaque, é que a disseminação da solução de ERP tem certo grau de complexidade, sendo inevitável a ajuda de um parceiro de negócio para a comercialização.

As empresas não revelam metas, nem números. A Totvs diz apenas que pretende crescer acima de 20% ao ano em número de clientes para a solução Série 1. E a Officer espera que, em um ano, a Totvs esteja entre os 20 principais fabricantes, dos 50 que existem em seu portfólio e, em 2013, esteja entre as 10.

 

Fonte: CRN Brasil